Transtorno bipolar: entenda a condição de Kanye West

Bem-estar Equilíbrio
10 de Janeiro, 2023
Transtorno bipolar: entenda a condição de Kanye West

O cantor e compositor Kanye West, também conhecido como Ye, foi alvo de diversas polêmicas recentes causadas por suas atitudes impulsivas — mas não é a primeira vez que isso acontece. Além das críticas que recebe, a vida financeira do ex-marido de Kim Kardashian também foi impactada: de acordo com a Forbes, ele teve prejuízo de cerca de U$ 1 bilhão. Marcas como Adidas, Balenciaga e Gap encerraram contratos milionários com o artista. Mas Kanye justifica seus atos com o diagnóstico que o acompanha desde 2018: o transtorno afetivo bipolar (TAB).

O que é transtorno bipolar?

O transtorno afetivo bipolar (TAB) é um distúrbio que causa alterações no humor, que vão da depressão à obsessão e euforia. Suas crises são variáveis em intensidade, frequência e duração. Em geral, essa disfunção do humor se manifesta tanto nos homens quanto nas mulheres.

Leia também: Transtorno Explosivo Intermitente: O que é e tratamento

Causas

Segundo a psicóloga Rosangela Sampaio, a ciência ainda não determinou a causa exata do distúrbio. No entanto, sabemos que alguns fatores genéticos, alterações em certas áreas do cérebro e níveis de vários neurotransmissores estão envolvidos.

“Pessoas com predisposição genética para o transtorno podem apresentar manifestações diante de alguns eventos, tais como estresse prolongado, crises frequentes de depressão, disfunções da tireoide, entre outros.” explica a psicóloga.

Sendo mais comum em pessoas entre 15 e 25 anos, a doença também pode afetar crianças e pessoas mais velhas. 

Leia também: Saúde mental: Porque ela é essencial para uma vida feliz

Tipos de transtorno bipolar

Existem diferentes tipos de transtorno bipolar, porém todos afetam os níveis de humor, energia e eficiência do indivíduo. De acordo com a intensidade das alterações de humor, a bipolaridade pode ser classificada em:

  • Tipo I: períodos de depressão profunda com episódios maníacos, os sintomas são intensos e provocam mudanças comportamentais e de conduta;
  • Tipo II: episódios de hipomania (estados mais leves de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, agressividade), intercalados com fases depressivas;
  • Transtorno bipolar não especificado ou misto: os sintomas sugerem o diagnóstico de transtorno bipolar, mas não são suficientes em número e tempo de duração para diagnosticar a doença;
  • Transtorno ciclotímico: uma forma mais leve do transtorno bipolar, que é o temperamento instável e, em muitos casos, pode ser diagnosticado incorretamente como depressão.

Sintomas

Os sintomas do problema que Kanye enfrenta, normalmente, incluem mudanças de humor, dificuldade de concentração, alteração no nível de energia e da libido, perda ou aumento de apetite, isolamento social e, em casos mais graves, ideais suicidas. 

Tratamento

O transtorno bipolar pode ser controlado, mas não tem cura. O tratamento inclui psicoterapia e o uso de medicamentos, dependendo da gravidade e da evolução da doença.

Leia também: Terapia: Como funciona e porque fazer

Entretanto, a psicóloga sugere alguns hábitos que podem ajudar no tratamento: 

  • Busque hábitos saudáveis de alimentação;
  • Durma bem;
  • Pratique exercício físico;
  • Medite e relaxe;
  • Invista nos amigos.

Diante disso, o recomendado é buscar ajuda de um profissional capacitado. Afinal, nem toda alteração de humor é bipolaridade, mas todo mundo que sofre com o transtorno de bipolaridade passa por alterações no humor.

Fonte: Rosangela Sampaio – psicóloga/coach

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular