Trabalhar na cama: Entenda quais são as consequências

Bem-estar Equilíbrio Movimento
30 de Março, 2021
Trabalhar na cama: Entenda quais são as consequências

Durante a pandemia do covid-19 diversas empresas optaram por aderir a um modelo novo de trabalho: o home office. Diante disso, para muitas pessoas, trabalhar na cama acabou se tornando algo comum e mais “confortável”.

O ato de acordar, trocar de roupa e ir para o escritório foi substituído por lavar o rosto e abrir o computador enquanto você se acomoda embaixo do cobertor. Afinal, em dias chuvosos, por exemplo, é muito mais difícil levantar da cama e tirar o pijama.  No entanto, apesar de parecer algo bom, trabalhar na cama pode trazer diversas consequências negativas. 

Um estudo realizado em novembro de 2020, entrevistou 1.000 americanos que estavam de home office. Assim, os resultados mostraram que 72% trabalham na cama durante a pandemia. Além disso, um em cada 10 relatou que passou a maior parte do tempo – 24 a 40 horas ou mais – na cama.

Leia também: Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Consequências de trabalhar na cama

Postura

Um dos principais problemas em trabalhar na cama é o quanto isso afeta a postura. Estar sentado na cadeira o dia todo já contribui para o surgimento de dores. Em casos mais graves, levar a doenças musculoesqueléticas.

Assim, ao sentar na cama você estará sentado em uma superfície irregular por um longo período de tempo. O monitor também estará em uma altura incorreta e as suas costas curvadas. O ideal é ter uma cadeira ergonômica para ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa. 

Leia também: Postura: Melhores lugares para sentar trabalhando em casa

Redução da produtividade

Apesar de não parecer, trabalhar na cama reduz a qualidade do sono, contribuindo para a insônia. Consequentemente, há a redução da produtividade.

Isso porque o nosso cérebro entende que a nossa cama é apenas um lugar para descansar. Portanto, você se sentirá cansado o dia todo e com dificuldades para produzir.

Dicas para tornar o home office agradável

Encontre um lugar com vista

Para o home office ideal, opte por um lugar que tenha uma vista inspiradora e que não irá fornecer distrações. Afinal, nada melhor do que dar uma pausa e apreciar a vista e ter um ambiente arejado. Se não tiver uma paisagem por perto, opte por uma parede com uma pintura ou quadro que goste ou algo mais neutro para que possa se concentrar. Além disso, alguns itens adicionais como plantas, livros e quadros ajudam a preparar o espaço.

Organize sua área de trabalho

Estar trabalhando em um ambiente desorganizado pode ser ruim para o rendimento. Por isso, é necessário limpar e organizar o escritório, sala ou qualquer que seja o espaço onde trabalha. Tire itens desnecessários de sua mesa e deixe apenas o básico. 

Iluminação

Uma luz natural, mesmo que seja fraca, pode melhorar o humor, pois também adiciona cores mais brilhantes ao espaço em que você está. Então, além de acender as lâmpadas e luzes, também abra as cortinas e persianas, para obter mais luz solar e deixar o ambiente claro.

Escolha um local silencioso

Quem gosta de trabalhar com barulho? Então, para evitar isso, o cantinho deve ser montado no cômodo mais silencioso da casa, de preferência isolado dos demais.

Vale lembrar aos familiares que música alta, televisão no último volume ou qualquer tipo de barulho no horário comercial não é uma boa ideia.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

copo de vidro com chá de amendoim em cima de mesa de madeira,
Alimentação Bem-estar

Chá de amendoim: benefícios, como fazer e cuidados

O chá de amendoim possui nutrientes importantes na melhora da função cerebral e no suporte à saúde muscular.

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem