Torcicolo: o que é, sintomas, causas e tratamento
Acordar com o pescoço travado, sentindo uma dor intensa e não conseguir mover a cabeça para o lado. Já aconteceu com você? Esse problema, também chamado de torcicolo, é muito comum.
O que é torcicolo?
O torcicolo consiste em uma contração involuntária dos músculos do pescoço, causada por um espasmo muscular na região. Geralmente, surge por conta de fatores como má postura, principalmente ao dormir, por exemplo.
Assim, o torcicolo dificulta a irrigação sanguínea do pescoço, levando a dores intensas. Além disso, é tão incapacitante ao ponto de impedir a movimentação do pescoço.
Leia também: Espasmos musculares: o que são quais são as causas
Tipos de torcicolo
- Agudo: o mais comum, surge devido a má postura. Dessa forma, costuma durar algumas horas ou desaparecer com o uso de pomadas, gel ou compressas;
- Espasmódico: ocorre repentinamente e é causado por movimentos bruscos;
- Congênito: um tipo mais raro. Assim, é causado pela posição da criança durante o parto.
Sintomas
Além, é claro, da dor no pescoço, o torcicolo inclui outros sintomas. Portanto, confira os principais:
- Dor na lateral do pescoço;
- Dificuldade para movimentar a cabeça;
- Dor nas costas;
- Rigidez;
- Dor de cabeça;
- Um ombro mais alto que o outro;
- Tremores na cabeça.
Causas
No geral, o torcicolo pode surgir por vários motivos. Sendo assim, o estresse e outras tensões emocionais são os maiores motivos para o desenvolvimento do problema. Isso porque, quando estamos estressados, por exemplo, a musculatura do pescoço fica mais rígida.
O torcicolo também pode acontecer devido a outros fatores, como:
- Traumatismo;
- Infecções do sistema respiratório;
- Problemas congênitos;
- Medicamentos.
Tratamento
Apesar de, na maioria das vezes, melhorar em menos de 24 horas, o torcicolo pode durar até cinco dias. Mas caso isso aconteça, o ideal é buscar avaliação médica para avaliar as causas e ter o tratamento adequado.
Para tratar a dor, podem ser recomendadas alternativas como massagens com pomada ou gel, compressas com água quente e medicamentos.
Como evitar
A dica mais importante para evitar o torcicolo e outros problemas na coluna é adotar uma boa postura.
Por isso, se você estiver trabalhando em casa, lembre-se de fazer pausas para levantar. O alongamento também é imprescindível para prevenir lesões musculares.