Tipos de tosse: quais são e como identificar?
Basta uma pequena queda na temperatura para incômodos como a tosse darem as caras. O sintoma desagrada a maioria das pessoas, e até chega a atrapalhar o sono (ou outras atividades cotidianas) quando se torna muito persistente. Por isso, saber identificar os tipos de tosse é o primeiro passo para tratarmos adequadamente o problema. Entenda melhor:
O que é a tosse?
Você sabia que a tosse, apesar de inconveniente, tem a sua função? Isso mesmo. Ela nada mais é do que a expulsão súbita e forçada de ar dos pulmões, uma tentativa do corpo de limpar as vias aéreas e protegê-las contra materiais, micro-organismos e partículas estranhas.
A tosse pode ser aguda (quando melhora em menos de quatro semanas) ou crônica (quando dura quatro semanas ou mais).
Tipos de tosse e sintomas
De acordo com o Dr. Cicero Matsuyama, médico otorrinolaringologista do Hospital CEMA, o problema geralmente é dividido em dois tipos:
Tosse seca (não produtiva)
“Trata-se de uma reação do organismo frente a um processo irritativo”, afirma o especialista. Normalmente, esse tipo não apresenta secreção (o chamado muco, ou catarro) e não vem acompanhado de outros sintomas graves.
As principais causas da tosse seca são:
- Processos alérgicos;
- Mudanças climáticas;
- Refluxo gastroesofágico;
- Alguns anti-hipertensivos.
Tosse produtiva
Por outro lado, a tosse produtiva é aquela acompanhada por uma secreção que pode variar de cor – muco branco, amarelo, esverdeado ou até acastanhado, com sinais de sangramento.
“Também podem ocorrer febre, mal-estar, falta de ar ao realizar esforço físico e dor na região torácica”, complementa o médico. Nesse caso, a condição é ocasionada por infecções bacterianas ou fúngicas.
O que fazer?
O primeiro passo para acabar com a tosse é procurar auxílio médico. Durante a consulta, o profissional é capaz de identificar o tipo de tosse, prescrever xaropes e medicações adequados e até solicitar exames mais específicos, principalmente em casos de sinais de alerta (falta de ar intensa, expectoração de sangue, perda de peso e febre com duração superior a uma semana).
Melagrião® Xarope
Melagrião® age contra os dois tipos de tosse (tanto a seca, quanto a produtiva)*! O xarope fitoterápico une natureza e tecnologia em uma fórmula exclusiva que alivia os incômodos gerados pelo problema.
Produzido com a qualidade e a excelência do Catarinense Pharma há 75 anos, o produto age no tratamento de doenças do trato respiratório, promovendo o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios e trazendo ativos expectorantes que auxiliam na eliminação das secreções brônquicas. Confira a campanha de inverno.
*Melagrião® M.S. 1.0066.0055.001-4 DCB: Mikania glomerata Spreng, Cephaelis ipecacuanha (Brot.) A. Rich, Glinus oppositifolius (L.) Aug. DC. Contraindicações: Melagrião® Xarope não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Não se recomenda o uso do Melagrião® Xarope em casos de inflamação do estômago, úlceras gástricas e intestinais e na doença renal inflamatória. Também não se recomenda seu uso em pacientes com deficiência da atividade da tireoide, com problemas cardíacos e com pressão sanguínea muito baixa. Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nessas situações. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Atenção diabéticos: contém açúcar.
Fonte: Dr. Cicero Matsuyama, médico otorrinolaringologista (CRM 69182) do Hospital CEMA.