Tilápia: Propriedades e benefícios do peixe branco

Alimentação Bem-estar
30 de Março, 2020
Tilápia: Propriedades e benefícios do peixe branco

A tilápia é um dos peixes mais consumido no mundo e, apesar de ser nativa das águas doces do continente africano, hoje é muito presentes nos rios toda a América, desde o norte até o sul do continente. Sua criação pode ser feita também em aquários e essa é uma espécie que se reproduz facilmente.

É um peixe rico em proteína, vitaminas e ácidos graxos, como o ômega-3. Também comercializado sob o nome de saint peter, possui carne branca e é mais acessível que outros peixes – a exemplo, costuma custar menos que o salmão. Por isso, é uma boa adição em qualquer dieta.

Benefícios da tilápia

Ganho de massa magra

Uma porção de 100 g de tilápia possui cerca de 25 gramas de proteínas. Ou seja, esse é um alimento altamente proteico. Por isso, é excelente para a recuperação muscular e hipertrofia (ganho de massa magra). É por esse motivo que a tilápia é tão comum na alimentação de atletas. 

Leia mais: Melhores peixes para incluir na dieta

Facilita o emagrecimento

Além de ser repleta de proteína, a tilápia possui uma quantidade muito baixa de carboidratos e uma quantidade menor ainda de gorduras. Assim, pode ser um grande aliado de uma dieta de emagrecimento e perda de gordura corporal.

Protege a saúde do coração

Não só, é uma excelente fonte de bom colesterol (HDL). Uma porção de tilápia (aproximadamente 100 g) possui cerca de 5 0mg de HDL. Isso ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) no corpo e, assim, beneficia a saúde cardiovascular.

Leia mais: As melhores proteínas para a saúde do coração

Bom para a saúde do cérebro

É um peixe rico em ácido DHA, um ácido graxo do tipo ômega-3. Em suma, o DHA beneficia a saúde do cérebro de forma, protegendo da ação degenerativa de radicais livres. E mais: o DHA é especialmente para mulheres grávidas, pois é excelente para a saúde e formação do feto.

Leia mais: Ômega-3 na gravidez: Saiba porque é importante

Como consumir a tilápia

  • Assada, grelhada, gratinada, ensopada ou frita;
  • Com massas ou risoto;
  • Em saladas;
  • Ceviche.

Leia mais: Como marinar peixes

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!