Thaila Ayala fala sobre aplicar “injeção diária para trombose” durante gravidez

Gravidez e maternidade Saúde
03 de Janeiro, 2023
Thaila Ayala fala sobre aplicar “injeção diária para trombose” durante gravidez

Grávida do segundo filho, Thaila Ayala está enfrentando uma trombofilia na gestação. Recentemente, ela compartilhou uma foto em que é possível ver um hematoma na barriga. Na foto, Thaila detalha o motivo: “Eu, o barrigão de Tereza e um grande hematoma da prova de amor diária que é se aplicar uma injeção diária para trombose que doiiiii viu, mas todo dia reforço que por eles tudo vale a pena! Te amo filha!””, afirmou no Instagram.

Thaila Ayala

Leia mais: Trombofilia na gravidez: Thaila Ayala fala sobre medo de perder o bebê

O que são as injeções para trombose, como as de Thaila Ayala?

Mulheres que enfrentam a trombofilia na gravidez, como Thaila Ayala, precisam aplicar, na barriga, injeções diárias de enoxaparina, princípio ativo que freia a coagulação. Elas são administradas em casa, pela própria mulher ou familiares, na barriga ou na parte interior da perna, e o médico pode aumentar a dose se for o caso, como antes de uma viagem de avião ou de outras situações em que o risco de coágulos esteja maior.

O uso do medicamento deve continuar depois do parto, entre 7 ou 40, pois o risco de trombos segue mais alto. O tratamento está disponível pela rede pública, mas pode demorar para vir, o que faz com que as portadoras da condição tenham que arcar com um custo elevado, de mais de R$ 200 a caixinha com duas seringas. Infelizmente, medidas como repouso, alimentação ou outras relacionadas ao estilo de vida pouco interferem no desenvolvimento da doença.

Já em viagens longas, de avião ou ônibus, ou períodos de maior imobilidade, é recomendado usar meias elásticas especiais e levantar a cada hora para se movimentar ou pelo menos esticar e dobrar o pé.

Afinal, o que é trombofilia na gravidez?

A trombofilia é uma condição de predisposição ao desenvolvimento da trombose em indivíduos que apresentam anomalias nos fatores de coagulação. Dessa forma, a doença é causada por uma deficiência na ação de enzimas e aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos.

Nesse sentido, o mal funcionamento das enzimas pode ter algumas causas como: fatores hereditários, obesidade, uso de anticoncepcionais por muito tempo, doenças oncológicas e outros.

Portanto, gestantes ou tentantes devem ficar atentas, já que a trombofilia pode prejudicar seriamente a gravidez implicando em prematuridade, dificuldades obstétricas, infertilidade, abortos, ou complicações no desenvolvimento fetal com a pré-eclâmpsia.

Sintomas

  • Inchaço constante nas pernas ou áreas afetadas pelos coágulos;
  • Mancha azulada na pele no local do coágulo;
  • Sensação de aumento da temperatura no membro afetado pelo coágulo;
  • Dilatação das veias;
  • Além disso, dores na região afetada.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo

Chá de folha de mamão e dengue
Saúde

Chá de folha de mamão e dengue: é falso que bebida combate a doença

Não existem evidências científicas de que a bebida possui propriedades medicinais no tratamento da doença

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança