TGO e TGP: exame indica como está a saúde do fígado
TGO e TGP são enzimas geralmente dosadas com o objetivo de verificar como está a saúde do fígado . Descubra, agora, mais detalhes sobre elas, para que servem e quais são os valores normais.
Leia mais em: Exame de sangue pode identificar Alzheimer antes dos sintomas
O que é TGO?
A Transaminase Glutâmico-Oxalacética (TGO) nada mais é do que uma enzima produzida pelo corpo cujo papel é trabalhar na produção de energia. É possível identificá-la em algumas células que fazem parte do fígado, coração, rins e músculos.
Diante desse cenário, quando há alguma modificação nos níveis de TGO que estão na corrente sanguínea, o médico consegue descobrir várias condições que correspondem a esses órgãos ou mesmo pedir exames complementares para entender o cenário com mais profundidade.
Provavelmente, você já teve contato com o termo análise clínica, isto é, exames que ajudam a analisar indicadores e valores que estão relacionados a substâncias que fazem parte do organismo. Assim, com o auxílio dos dados, o médico consegue mostrar qual é o tratamento mais recomendado e compreender com mais clareza seu estado de saúde.
Objetivo do exame TGO
Quando o médico solicita um exame de TGO, ele tem como objetivo verificar os níveis de TGO no sangue do paciente. O ideal é que os níveis estejam baixos. Se o exame identificar elevação, significa que um indivíduo está com um desses órgãos — fígado, coração, rins e músculos — lesionado.
Dessa forma, um dos principais benefícios do exame de TGO é que ele ajuda a descobrir diversos tipos de condições. Veja abaixo quais são as mais comuns:
- Cirrose;
- Esteatose (gordura no fígado);
- Hepatites;
- Infarto;
- Intoxicação hepática;
- Isquemia hepática;
- Lesão muscular;
- Lesão no pâncreas;
- Mononucleose.
De acordo com o Dr. Fernando Bray, cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista do Hospital Santa Catarina, os valores normais para TGO são de 5-40 unidades/ litro de soro sanguíneo.
Procedimentos do TGO
O exame de TGO é simples, isto é, funciona como um exame de sangue tradicional. Assim, o técnico coleta do paciente uma amostra de sangue venoso. Na maioria das pessoas, ele é retirado do braço. O processo é finalizado em poucos segundos e, em seguida, o indivíduo é liberado.
Para fazer o exame, o paciente deve fazer jejum por algumas horas, além de não praticar atividades físicas intensas no dia anterior, uma vez que isso pode aumentar os níveis de TGO. Além disso, o médico pode orientar o paciente com algum tipo de preparo específico. Por isso, é fundamental confirmar as orientações antes de marcar o exame.
O que é TGP?
A Transaminase Glutâmica Pirúvica (TGP) é uma enzima produzida pelo nosso próprio corpo. Assim como o TGO, seu objetivo também é trabalhar na geração de energia. Pode ser encontrada em algumas células do corpo, especialmente no fígado.
Objetivo do exame TGP
O objetivo do exame TGP é verificar como está a saúde do fígado do paciente. Funciona assim: quando há algum tipo de dano ou mesmo outro problema nesse órgão, a enzima é liberada na corrente sanguínea, podendo ser observada no exame. Se o nível dela estiver elevado, o paciente pode contrair hepatite ou, inclusive, cirrose.
Dessa forma, o resultado das análises determinará se será necessário solicitar outros tipos de exames para o paciente. O médico Fernando Bray destaca que os valores esperados para o TGP são de 7-56 unidades por litro de soro.
Procedimentos do exame TGP e TGO são semelhantes
Não há diferenças em relação ao TGO. Assim, o procedimento é igual ao exame de sangue comum em que o técnico faz a coleta de uma amostra de sangue venoso, que também é feita no braço, em grande parte dos casos. O Dr. Fernando Bray explica de forma prática as principais dúvidas em relação aos exames de TGO e TGP. Veja abaixo:
O que são e para que servem os exames de TGO e TGP?
A TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica) são exames que indicam a existência de dano hepático. Normalmente, estas enzimas estão dentro da célula hepática e, quando estão doentes ou sofrem danos, caem na corrente sanguínea. Dessa forma, com o exame é possível diagnosticar diversos tipos de condições.
Quais são os valores normais?
Os valores normais para TGO são de 5-40 unidades/ litro de soro sanguíneo. Já para o TGP os valores esperados são de 7-56 unidades por litro de soro. Tais valores podem variar de acordo com o fabricante do teste laboratorial.
O que pode ser TGO e TGP alterados?
Quando nos deparamos com um exame de TGO ou TGP fora da normalidade, acende um alerta para uma doença hepática em curso, o que pode ser desde uma hepatite (A, B ou C), esteatose hepática (gordura no fígado), doenças autoimunes, obesidade, abuso de álcool e até o uso de alguma medicação que causou danos nas células hepáticas.
Fonte: Dr. Fernando Bray, Cirurgião do Aparelho Digestivo e Coloproctologista do Hospital Santa Catarina.