Teste da monkeypox: Anvisa aprova kit produzido pela Fiocruz

Saúde
21 de Setembro, 2022
Teste da monkeypox: Anvisa aprova kit produzido pela Fiocruz

Com mais de 7 mil casos e duas mortes desde o início de julho, a Anvisa anunciou a aprovação do primeiro teste da monkeypox brasileiro. Feito pela Fiocruz, o produto será útil para desafogar a demanda de diagnósticos da doença. Hoje, o sistema de saúde enfrenta dificuldades devido ao alto número de ocorrências confirmadas e suspeitas.

Embora seja um dos países com mais infecções pela monkeypox, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil “está em um momento de estabilidade”. Vale dizer que os principais estados afetados pela infecção são SP, MG e RJ.

Veja também: Vacina da monkeypox: veja a importância da imunização

Teste da monkeypox obteve eficácia satisfatória, segundo a Anvisa

Para conceder a aprovação e o registro de um produto ou medicamento, a Anvisa possui um rigoroso conjunto de requisitos. Dentre os principais, estão o desempenho clínico — nesse caso, se o teste da monkeypox é realmente eficaz para o que se propõe. Com bons resultados, o teste ainda identifica o vírus do herpes zoster e da varíola humana. “O kit molecular para detecção […] da Bio-Manguinhos baseia-se na tecnologia de PCR em Tempo Real e possui indicação para o processamento de amostras clínicas”, informou a agência em comunicado oficial.

Quando teremos a vacina da monkeypox?

Talvez a maior expectativa para a área da saúde seja a vacina da monkeypox. De acordo com Marcelo Queiroga, os imunizantes devem chegar ainda no mês de setembro. A princípio, o ministério encomendou 50 mil doses, que serão destinadas a profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com pacientes contaminados.

Produzido pela farmacêutica norueguesa Bavarian Nordik, a vacina da monkeypox causa menos efeitos colaterais, pois utiliza o vírus morto em sua composição. Por fim, outra novidade é que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu a matéria-prima — dois frascos com amostras do vírus Vaccínia Ankara — para desenvolver um produto nacional. Dessa forma, a meta dos pesquisadores é criar um modelo de produção nos próximos três meses para a população se beneficiar em 2023.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite