Terapia de casal: Tudo o que você precisa saber
Relacionamentos amorosos nem sempre são um mar de rosas. Muitas vezes a rotina e os problemas em família (filhos, finança, trabalho) acabam estressando as pessoas. Principalmente pela falta de compreensão do companheiro, surgem os conflitos e a perda da capacidade de diálogo. Depois de tantas brigas sem soluções, o último recurso que diversos casais acabam procurando é a terapia de casal.
A terapia de casal – ou terapia conjugal – é um tratamento em que ambos os parceiros participam, tendo o foco a interação e as dificuldades específicas que eles estão vivendo.
Diante da necessidade de tratar as questões que estão atrapalhando a vida a dois, é preciso aprender a conviver com as diferenças do outro, mesmo que seja difícil.
Portanto, ao perceber que não está sendo possível resolver os problemas apenas entre o casal e o relacionamento está esgotado, talvez seja o momento de optar pela terapia.
Como funciona a terapia?
A terapia de casal funciona como uma forma de acolhimento. Em que o casal irá expor ao terapeuta suas dificuldades e o que incomoda para, assim, construir saídas para esses impasses.
Dessa forma, as sessões podem ser com cada parceiro para entender o que pode estar acontecendo e mostrar uma solução. A partir dessa avaliação inicial é que a terapia se desenvolve.
Leia também: Terapia vibracional: O que é e quais os benefícios
Geralmente as sessões são semanais, duram 50 minutos e dentro delas são enfocadas as dificuldades específicas que o casal está enfrentando. No entanto, casais que estão passando por situações mais intensas podem fazer sessões duas vezes por semana.
Pode ser comum o terapeuta pedir para o casal realizar tarefas durante a semana, para modificar comportamentos e pensamentos que o esteja prejudicando.
Diante disso, o intuito da terapia é o especialista tentar entender os dois lados da situação, ajudá-los a conversar sobre isso, e buscar soluções em conjunto.