Tendências fitness para 2023
- 1. Tendências fitness para 2023: tecnologias vestíveis (wearable)
- 2. Tendências fitness para 2023: treino com pesos livre
- 3. Tendências fitness para 2023: treino com o peso do próprio corpo
- 4. Programas de exercícios para adultos 60+
- 5. Treinamento funcional
- 6. Atividades ao ar livre
- 7. HIIT ou Treino Intervalado de Alta Intensidade
- 8. Programa de exercícios para perda de peso
- 9. Treino com personal
Se você gosta de começar o ano adotando novos hábitos de saúde, que tal saber quais são as tendências fitness para 2023?
O Colégio Americano de Medicina Esportiva (American College of Sports Medicine/ACSM), uma das entidades esportivas mais respeitadas, realiza anualmente uma pesquisa para identificar quais são as tendências do mundo fitness.
Após dois anos de pandemia e com as academias fechadas, as pessoas tiveram que se reinventar para continuar treinando. Por isso, as pesquisas foram impactadas. Em 2021, por exemplo, o treino em casa ficou em 1º lugar, já em 2023, esse número caiu para a 21ª posição.
Dessa maneira, confira quais são as tendências fitness para este ano:
Tendências fitness para 2023: tecnologias vestíveis (wearable)
Em entrevista anterior à Vitat, Alexandra Gaspar, fisiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, explicou que o avanço das tecnologias ajudou no uso dos dispositivos “vestíveis” na prática dos exercícios físicos. Como por exemplo, o famoso relógio inteligente. “Os aplicativos e os wearables trouxeram um pouco mais de segurança e de monitoramento para os pacientes”, afirma.
Além de dados mais simples, como a contagem de passos, por exemplo, há wearables capazes de avaliar a pressão sanguínea, saturação do oxigênio, temperatura corporal, taxa de respiração e até mesmo verificar a atividade elétrica do coração do usuário.
Tendências fitness para 2023: treino com pesos livre
O treino com peso livre demanda mais energia de quem pratica. Não há ajuda das máquinas para estabilizar o corpo, por exemplo, enquanto um grupo muscular específico é trabalhado.
Assim, uma boa tática para quem deseja treinar com pesos livres é começar com os exercícios monoarticulares, que movimentam apenas uma articulação e que são de mais fácil execução. Além disso, outro ponto importante é ajustar a carga aos poucos, sempre de maneira condizente com a capacidade física de cada um. Por proporcionarem carga durante a realização dos exercícios, acessórios como halteres e barras, auxiliam na intensidade do treino.
Tendências fitness para 2023: treino com o peso do próprio corpo
Uma combinação de treinamento com pesos variáveis de resistência corporal e movimentos neuromotores. O treinamento usando o peso do próprio corpo utiliza equipamentos mínimos, ou seja, uma maneira barata de se exercitar e com eficiência.
Programas de exercícios para adultos 60+
Os exercícios físicos são fundamentais para manter a saúde – tanto física quanto mental. Pensando nisso, o interesse do público 60+ por atividades físicas está aumentando cada vez mais.
Treinamento funcional
A principal característica do treinamento funcional é conter exercícios que trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo, diferente da musculação que fortalece um determinado tipo de musculatura por máquina. O resultado é um corpo equilibrado, forte, e pronto para enfrentar desafios e resistente a lesões.
Atividades ao ar livre
Após a pandemia, a busca por atividades físicas que podem ser feitas ao ar livre também aumentou. Andar de bike, caminhar e fazer yoga são alguns exemplos.
HIIT ou Treino Intervalado de Alta Intensidade
O treino HIIT (High Intensity Interval Training) ganhou notoriedade em programas de treinamento com o objetivo de emagrecer, e não é para menos. Isso porque combina movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso. Sendo assim, o objetivo principal é aumentar o gasto calórico e o condicionamento físico.
Programa de exercícios para perda de peso
Uma aposta fitness para 2023 são os programas para redução de peso que incluem dieta e atividade física. Os programas de movimento da Vitat são ótimas opções – e o melhor, podem ser feitos em casa. Clique aqui para encontrar uma variedade de atividades, como o treino HIIT, desde o iniciante até o avançado.
Treino com personal
Pensando em evitar lesões e aprender o movimento corretamente muitas pessoas estão optando por treinar com um personal trainer. Esse profissional é responsável por criar um programa de exercícios focado no objetivo do aluno.
Referência: ACSM – American College of Sports Medicine