Temperatura para dormir bem: cientistas revelam a ideal
Cientistas reveleram algo que muitas pessoas têm curiosidade em saber: afinal, qual é a temperatura ideal para dormir bem? Para isso, eles recrutaram 50 voluntários com mais de 60 anos, todos residentes em Boston, nos Estados Unidos. A descoberta foi publicada na revista “Science of Total Environment“.
Leia mais: Dormir emagrece? Veja 5 benefícios do sono na perda de peso
Qual é a temperatura ideal para dormir bem?
De acordo com os pesquisadores, a melhor temperatura para dormir é de 20 °C a 25 °C. “O sono tende a ser mais fácil e, muitas vezes, mais profundo e reparador em um ambiente mais fresco”, escreveu Amir Baniassadi, o principal autor da pesquisa, em um comunicado publicado pela Universidade de Harvard e pela ONG Hebrew SeniorLife.
Segundo ele, o sono é mais eficiente e restaurador quando a temperatura ambiente noturna está dentro destes valores. Assim, há uma queda de 5% a 10% na eficiência do sono quando a temperatura aumenta de 25 °C para 30 °C.
Temperatura inadequada prejudica o sono
Estudos anteriores já mencionavam a importância de uma noite bem dormida para a saúde e a qualidade de vida. A falta de sono, as interrupções e, neste caso, também a temperatura podem prejudicar a qualidade do descanso.
“Os distúrbios do sono podem levar a problemas de memória, aumento do risco de quedas e redução da capacidade de realizar atividades diárias. Além disso, também podem afetar nosso humor e a sensação geral de bem-estar”, acrescentou Baniassadi.
Mudanças climáticas x a importância da temperatura para dormir
Por fim, após o estudo, os especialistas fizeram um alerta para melhores estruturas em asilos e residências privadas devido ao aumento das temperaturas provocado pelas mudanças climáticas.
“Esses resultados destacam o potencial de melhora da qualidade do sono em adultos mais velhos por meio da otimização térmica dos ambientes domésticos. Além disso, enfatizam a importância de ajustes personalizados de temperatura com base nas necessidades e circunstâncias individuais”, ressaltaram os cientistas.
“Assim, nosso estudo destaca o possível impacto da mudança climática na qualidade do sono de adultos mais velhos, sobretudo aqueles de nível socioeconômico mais baixo. Além disso, apoia o aumento de sua capacidade de adaptação diante de um clima que está mudando”, concluíram.