Dormir emagrece? Veja 5 benefícios do sono na perda de peso

Bem-estar Sono
04 de Setembro, 2023
Dormir emagrece? Veja 5 benefícios do sono na perda de peso

Quando o assunto é perder peso, a primeira coisa que a grande maioria das pessoas pensa é em diminuir a quantidade de comida e, para isso, acaba recorrendo a dietas restritivas. Porém, o processo de emagrecimento consiste em vários pilares importantes, mas será que o sono é uma delas? Afinal, dormir emagrece? Veja a seguir!

Veja também: Higiene do sono: Já ouviu falar? Entenda a importância

Dormir emagrece? 

Muito mais do que apenas um momento de descanso para o corpo, é um processo essencial para a saúde e bem-estar geral, já que ajuda a preservar o sistema imunológico, aumenta a capacidade de concentração e previne comorbidades, como a diabetes e a hipertensão. 

“Dizer que dormir emagrece é algo que sempre gera dúvidas. O que acontece é que o sono desempenha um papel primordial na regulação hormonal, especialmente dos hormônios relacionados ao apetite. A manutenção desse equilíbrio hormonal por meio de uma quantidade adequada de sono é essencial para evitar excessos alimentares e facilitar a perda de peso sustentável.” afirma Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso.

Para ajudar a entender melhor como uma noite bem dormida pode fazer toda a diferença em uma jornada de emagrecimento, veja a seguir, 5 motivos que comprovam como o descanso pode ser um importante aliado nesse processo.

Veja os benefícios do sono na perda de peso

Regulação dos hormônios

O sono desempenha um papel crítico na regulação dos hormônios que controlam o apetite. Durante o descanso, nosso corpo produz a leptina, que suprime a fome, e reduz a produção de grelina, o hormônio responsável por estimular o apetite.

Ou seja, quando não dormimos o suficiente, a produção de leptina diminui, enquanto a grelina aumenta, levando a uma sensação aumentada de fome e maior propensão a comer em excesso.

Metabolismo acelerado

 A falta de sono está associada a uma diminuição na taxa metabólica do corpo. Ou seja, nosso metabolismo se torna mais lento quando dormimos pouco, o que significa que nosso corpo queima menos calorias ao longo do dia.

Por outro lado, uma boa noite de sono ajuda a promover o funcionamento eficiente do metabolismo, auxiliando na queima de calorias e no processo de perda de peso.

Dormir emagrece e reduz o estresse e a ansiedade

Dormir bem é fundamental para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, que muitas vezes podem levar ao ganho de peso. Em situações de estresse, o corpo libera o hormônio cortisol, que pode aumentar o acúmulo de gordura abdominal e o desejo por alimentos pouco saudáveis.

Assim, estar com o sono em dia ajuda a manter os níveis de cortisol sob controle, reduzindo a chance de ganho de peso, relacionado ao estresse emocional. 

Melhora da tomada de decisões alimentares

Ficar sem dormir direito pode afetar a capacidade do cérebro de tomar decisões racionais, especialmente em relação à alimentação. Portanto, estar cansado, nos faz tender a buscar alimentos ricos em calorias e açúcares para obter uma dose rápida de energia.

Daí a importância de estar bem descansado, já que o cérebro resiste melhor a impulsos alimentares não saudáveis, tendendo a fazer escolhas mais conscientes e equilibradas. 

Melhoria do desempenho nos exercícios

Por fim, uma boa noite de sono também está diretamente relacionada ao desempenho físico. Dormir bem é fundamental para ter mais energia e disposição para nos exercitar.

Além disso, é neste momento que os músculos se recuperam e se fortalecem após o exercício, contribuindo para a eficácia e os resultados positivos do treinamento físico. 

Fonte: Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!