Telemedicina: Saiba o que é e como funciona

Bem-estar Equilíbrio
30 de Março, 2020
Telemedicina: Saiba o que é e como funciona

Em tempos de coronavírus e isolamento, a telemedicina não é apenas uma novidade – tornou-se uma necessidade. Porém, apesar do isolamento social, algumas consultas médicas que não estão vinculadas à epidemia ainda precisam acontecer. Por outro lado, muitos pacientes com coronavírus ou sintomas relacionados estão sendo incentivados a entrar em contato com médicos por telefone ou vídeo, a fim de reduzir a disseminação. É aqui que a telemedicina entra.

Telemedicina é definida como o uso da tecnologia para fornecer e apoiar cuidados de saúde à distância. Podendo ser utilizada através de uma ligação ou chamada de vídeo. 

Leia também: Vitamina D reduz o risco de contrair o novo coronavírus?

O tratamento pode ser variado. Por exemplo, pode ser usado para acompanhar remotamente a condição de um indivíduo, como monitorar a pressão arterial ou frequência cardíaca através de um dispositivo usado pelo paciente. Mas, a telemedicina também pode ser usada para outros problemas de saúde, como obter um diagnóstico rápido ou a receita de um remédio. 

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Entretanto, a prática pode ser útil para sessões de terapia e até consultas de rotina, como diagnosticar uma erupção cutânea. Contudo, se você tiver sintomas mais graves como problemas respiratórios ou inchaço inexplicável, o recomendado é consultar um médico presencialmente. Assim, o especialista irá solicitar exames para descobrir o que pode estar acontecendo.

Como funciona

Teleassistência: O paciente é monitorado em sua própria casa ou hospital. Com isso, o médico responsável compartilha informações com outros especialistas por meio de plataformas online.

Teleconsulta: Pode ser feita entre médicos, ocorre quando um clínico geral busca assistência de um especialista, para ter uma segunda opinião ou orientações sobre a realização de um procedimento.

Emissão de laudos à distância: A principal frente da telemedicina. O exame pode ser feito em qualquer lugar e ser laudado pelos médicos por meio de softwares online com acesso via computador, celular ou tablet.

Benefícios

A maioria das pessoas no passado considerava a telemedicina apenas uma conveniência. Mas, agora, não se trata de conveniência: é uma necessidade. Ela pode ser vantagem em situações como:

  • Aproximação do médico com o paciente, garantindo acolhimento à saúde onde e quando for necessário;
  • Alcance à grande parte da população;
  • Agilidade nos atendimentos;
  • Sigilo dos dados;
  • Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
  • Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;
  • Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor