Suplementar vitaminas C e D não previne gripe. Entenda
A baixa imunidade é um dos fatores que favorecem o surgimento de gripes, resfriados e problemas respiratórios. Nesse sentido, uma das recomendações é suplementar vitaminas C e D para fortalecer o sistema imunológico. Mas será que essa recomendação é adequada? Entenda!
Leia mais: Sucos para aumentar o estoque de vitamina C: Veja 3 opções saborosas
Afinal, suplementar vitaminas C e D previne gripe?
A recomendação de suplementar vitaminas C e D pode trazer benefícios para a saúde, mas deve haver orientação médica. Além disso, não previne gripes ou resfriados. Por isso, o ideal é procurar um especialista para verificar se há deficiências e quais são elas, a fim de indicar o melhor suplemento, que deve ser prescrito de forma individualizada.
A crença popular de que a vitamina C cura gripes e resfriados se iniciou na década de 60, quando Linus Pauling (ganhador do Nobel de Química) declarou que após tomar regularmente altas doses de vitamina C se sentiu mais vivo e saudável do que nunca, além de não ter sintomas de resfriados. Com isso, seu livro sobre vitamina C e resfriados se tornou um best seller.
Apesar de alguns estudos relatarem melhora dos sintomas gripais com o uso de vitamina C, muitos não demonstram o mesmo resultado. Como exemplo, a acadêmica Laura Colete Cunha cita estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, que dividiu os participantes em dois grupos: um recebeu pílulas de vitamina C no início dos sintomas do resfriado e outro, o controle, recebeu placebo. Após vários meses, os pesquisadores avaliaram a eficácia das pílulas e descobriram que os participantes que receberam as pílulas de vitamina C não eram significativamente mais saudáveis do que aqueles que tomaram os placebos.
Além disso, também não há evidências de que a vitamina D previne doenças respiratórias. Pesquisadores da Universidade de Ohio, por exemplo, fizeram um estudo que comprovou que o consumo da vitamina não tem relação com o aumento da imunidade.
Como prevenir gripes e resfriados?
Por fim, a recomendação é não utilizar suplementos vitamínicos sem prescrição médica, já que o excesso de vitaminas pode trazer riscos para a saúde. Altas doses de vitamina C, por exemplo, podem favorecer o aparecimento de pedras nos rins.
Nesse sentido, para prevenir as doenças respiratórias, vale investir em cuidados básicos, como permanecer em ambientes ventilados, manter a vacinação em dia contra a gripe e a Covid-19 e praticar uma boa higienização.
Referências: Jornal da USP e PEBMED.