Suco de uva bordô: benefícios e como inserir na dieta

Alimentação Bem-estar
28 de Abril, 2022
Suco de uva bordô: benefícios e como inserir na dieta

As vendas de suco de uva tiveram uma alta nos meses de janeiro e fevereiro e mostram que 2022 pode ser o ano da bebida. Um dos motivos que podem justificar esse crescimento na comercialização é a crescente busca das pessoas por um estilo de vida mais saudável. O integral e sem conservantes é a melhor opção para quem deseja manter uma alimentação verdadeiramente nutritiva. Mas, na verdade, existem milhares de tipos da fruta, entretanto, alguns são mais saborosos e, consequentemente, mais utilizados na preparação de sucos e vinhos. O suco de uva bordô, por exemplo, é bastante consumido e contém uma série de benefícios para a saúde.

A biomédica e pesquisadora do Doutora Uva (instituto de ciência da uva) Caroline Dani explica que a uva bordô faz parte da família das espécies americanas conhecidas como Vitis labrusca — assim com a isabel, rubi, thompson, entre outras. De acordo com a especialista, “os sucos elaborados a partir da uva bordô são mais encorpados. Além disso, eles têm mais antocianinas, pigmento que traz muitos benefícios para quem consome.”

Benefícios do suco de uva bordô

Acima de tudo, a presença das antocianinas é responsável pela cor mais forte do suco e do vinho preparado a partir da uva bordô. Além disso, Caroline pontua que tal componente costuma oferecer uma sensação de doçura por possuir moléculas ligadas ao açúcar em sua composição. Veja alguns benefícios das antocianinas e, por consequência, de se consumir suco de uva bordô:

  • Melhora a imunidade;
  • Rico em antioxidantes (importantes por ajudarem na prevenção de diversas doenças);
  • Proteção cardiovascular;
  • Ajuda no bom funcionamento da microbiota intestinal.

A profissional também faz uma comparação entre os benefícios do suco de uva bordô e dos de outros tipos: “Quando a gente traça um paralelo na quantidade de polifenóis de um suco de uva bordô com um suco de outra uva, o suco bordô é mais rico e, consequentemente, tem mais benefícios”.

Leia também: Suco de uva integral: Conheça os reais benefícios

Como inserir na dieta?

O suco de uva bordô pode ser encontrado facilmente nos supermercados. Existem diferentes marcas que trabalham com a bebida. Preparar em casa não é possível, já que a fruta não é comercializada in natura.

A biomédica orienta que as pessoas façam uso da bebida perto do momento das refeições ou como pré e pós-treino. “Ele é fonte de energia e antioxidantes bons para recuperar depois de fazer exercícios físicos”, explica.

Além disso, não existem muitas contraindicações a respeito do suco de uva bordô. A profissional afirma que se a bebida for consumida conforme as quantidades recomendadas, não há problema algum. “Estamos falando em torno de 300ml de suco para um adulto e 200ml para criança. Se essa for a quantidade consumida, não há nenhum tipo de prejuízo, ele vem somente quando há o exagero”, diz.

Vinho de uva bordô

Já se tratando dos vinhos feitos a partir da uva bordô, Caroline revela que não há estudos aprofundados sobre benefícios ou diferenciais. Por outro lado, as antocianinas presentes na fruta também fazem parte da bebida alcoólica e, por isso, causam efeitos semelhantes.

A orientação é de que um homem adulto não ultrapasse o consumo de 200ml e uma mulher, 150ml. Além disso, o melhor horário para beber vinho, segundo a profissional, é à noite, já que não há o risco de dirigir embriagado, e as atividades ao longo do dia já foram realizadas.

Fonte: Caroline Dani, biomédica, mestre, doutora e pós doutora pela Georgetown University US e pesquisadora no Doutora Uva, instituto de ciência da uva.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa