Suco de polpa é saudável? Como consumir?
Foi-se o tempo em que consumir suco era uma prática incontestavelmente saudável. Sabe-se que a qualidade e a forma com a qual a bebida é feita interfere bastante no grau de benefícios para a saúde. Diversas opções industrializadas, sobretudo as de caixinha, contêm grandes quantidades de açúcar – mais, inclusive, do que a recomendação diária da Organização Mundial da Saúde. Por isso, é importante estar atento aos rótulos e entender a procedência de cada tipo de suco para, assim, fazer melhores escolhas. A nutricionista Marianne Fazzi explica se o suco de polpa é saudável e como incluí-lo na dieta.
“A polpa congelada é a extração da polpa da fruta, que é amassada, congelada e embalada. Para o preparo é necessário adição de água ou leite”, esclarece a profissional.
Suco de polpa é saudável?
De acordo com a nutricionista, o suco de polpa é uma opção saudável, já que, apesar de ser um produto industrializado, é submetido a poucos processos industriais e não sofre adição de outros ingredientes à sua composição.
“Entretanto, vale a pena conferir no rótulo para ver se não há adição de algum açúcar ou conservante”, alerta.
Ela explica que o consumo do suco de polpa é uma ótima maneira de incluir frutas na alimentação para aqueles que têm dificuldade de consumi-las. Outro ponto positivo é que se trata de um item que pode ser congelado e, por isso, tem uma vida longa.
Além disso, Marianne faz questão de diferenciar a frutose (açúcar natural da fruta) do açúcar adicionado em produtos industrializados. Segundo ela, o último é que, de fato, causa problemas para a saúde quando consumido diariamente.
Leia mais: Tomar muito suco pode atrapalhar o emagrecimento?
Cuidados
De qualquer forma, a especialista sinaliza alguns cuidados, sobretudo no que diz respeito às quantidades, na hora de consumir suco de polpa. “A frutose, carboidrato presente nas frutas, comendo uma porção, não é capaz de elevar a glicemia (nível de açúcar no sangue) como o açúcar de mesa, por exemplo. Entretanto, comer 1 banana é diferente de comer 10 bananas. Por isso, é importante dosar a quantidade, que é individual para cada paciente de acordo de fatores como idade, sexo, doenças presentes e outros”, esclarece.
Nesse momento, vale lembrar que o preparo de qualquer suco costuma exigir um uso maior de frutas. Assim, é importante manter uma ingestão moderada da bebida.
Além disso, apesar de o suco de polpa ser saudável, o suco natural é ainda mais. Isso porque, durante os processos industriais, a polpa perde alguns nutrientes da fruta, o que não acontece quando o preparo não passa por essas etapas.
“Quando a fruta é utilizada de forma integral (com casca, bagaço, etc) e sem coar, o suco de frutas terá mais fibras, um nutriente que ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino. Por isso, é uma opção ainda melhor”, revela.
Como incluir o suco de polpa na dieta?
A frequência e a quantidade só podem ser definidas de maneira individual por um profissional da área. De qualquer forma, Marianne explica que, em geral, adultos e idosos saudáveis podem tomar um copo de suco por dia.
No caso de pessoas que têm doenças crônicas, diabetes, obesidade, entre outras, é necessário a análise individualizada de um especialista.
Fonte: Marianne Fazzi, nutricionista formada pela Universidade Paulista (UNIP)