Stranger Things: a série também aborda sobre saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
27 de Junho, 2022
Stranger Things: a série também aborda sobre saúde mental

Após muita espera, recentemente, a 4ª temporada da série Stranger Things chegou na Netflix e já é sucesso no mundo todo. De acordo com dados da plataforma de streaming, a produção bateu o recorde, contabilizando cerca de 286 milhões de horas assistidas.

No entanto, uma das séries mais aclamadas dos últimos tempos não vive só de uma abordagem lúdica em um mundo invertido e cheio de monstros. Pelo contrário, mais do que isso, a cada episódio é possível identificar momentos que apontam para um grande aprendizado sobre transtornos mentais. 

Segundo a Dra. Karina P. Lima, Psicóloga e PhD em Saúde Mental da IVI, aplicativo que utiliza inteligência artificial para a prevenção ativa de doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos, a série aborda questões como bullying, ansiedade, depressão, transtorno pós traumático, entre outros sintomas relacionados à saúde mental de um indivíduo.

“Muito além da ação, suspense e efeitos especiais, Stranger Things traz muitos exemplos de transtornos mentais. Isso nos traz uma série de reflexões. De maneira lúdica, o autor mostra que nossas fraquezas e medos podem se virar contra nós. No caso do programa, a mente daqueles mais debilitados mentalmente é surpreendida pelo domínio de um monstro. E se trouxermos para o contexto real, os problemas relacionados à saúde mental podem sim, ser os nossos monstros”, explica.

Leia também: Por que as músicas grudam na mente? Entenda

A psicóloga separou três vezes que a série nos ensina sobre saúde mental. Portanto, confira: 

Chrissy é dominada mentalmente por ‘Vecna’ em Stranger Things

Apesar de aparentar ter uma vida perfeita, popular e líder de torcida na escola, Chrissy estava totalmente dominada por pensamentos negativos envolvendo sua mãe e pai. Isso fica ainda mais nítido quando ela aparece vomitando no banheiro da escola e ouve a voz de sua mãe. 

Assim, o fato de Chrissy ter uma vida aparentemente perfeita não significa que ela era realmente feliz. Tanto é que ela procura o personagem de Eddie para comprar drogas em uma tentativa de aliviar toda aquela angústia mental. Por isso, é possível que ela tenha tido traumas familiares, que foram parcialmente supridos pela popularidade na escola. Mas, na verdade, ela apresentava um quadro de bulimia e depressão. Um dos sintomas relacionados à depressão é a busca por drogas e álcool em uma tentativa de alívio.

Eleven sofre bullying em sala de aula

Quando a personagem principal, Eleven, apresenta um trabalho em sala de aula, outros alunos tiram sarro e fazem comentários inapropriados. Isso causa uma grande frustração na personagem. Os ataques seguem no intervalo das aulas, quando um dos estudantes derruba a sua maquete, pisa em cima e se junta a outros colegas para rir dela. Em ambos os casos existe um ataque emocional direcionado a Eleven. Mais conhecido como bullying, este tipo de comportamento pode gerar sérios danos para a saúde mental de um indivíduo, principalmente na fase adulta. Além disso, o bullying também pode acontecer dentro das empresas, minando a capacidade de comunicação e desempenho de um colaborador.

Max se fecha para o mundo e foge dos amigos em Stranger things

Na 3ª temporada de Stranger Things, Max viu seu irmão Billy morrer em seus braços. Consequentemente, a situação causou uma grande ansiedade na personagem, que aparece na 4ª temporada totalmente isolada do mundo. Por isso, ela ignora os amigos e termina seu relacionamento com Lucas. Esse comportamento pode ser considerado um transtorno pós traumático, que leva ao isolamento, podendo evoluir para uma depressão.

Fonte:  Dra. Karina P. Lima, Psicóloga e PhD em Saúde Mental  da IVI, aplicativo que utiliza inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino