Spinning babies: conheça a técnica para gestantes utilizada por Viih Tube

Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde
16 de Março, 2023
Spinning babies: conheça a técnica para gestantes utilizada por Viih Tube

Grávida de Lua, a influenciadora Viih Tube utilizou as redes sociais para compartilhar toda a sua experiência com a maternidade. Após mostrar todos os detalhes do quarto e o enxoval do bebê, Viih Tube parece estar ansiosa para a chegada da primeira filha e apareceu em seu Instagram praticando uma técnica inusitada chamada Spinning Babies”

Em seus stories, a influenciadora demonstrou como realiza um dos exercícios da técnica ao colocar o seu tronco para baixo, estender as pernas e colocar as mãos no chão. Além disso, Viih Tube também contou com a ajuda de uma mulher que balançava seu quadril com o apoio de um pano. Mas afinal, o que é Spinning Babies e como a técnica pode ajudar na gestação? Continue lendo e entenda. 

Veja também: Bebê sentado: entenda como a posição do seu filho influencia o nascimento

O que é Spinning Babies? 

O Spinning Babies é uma sequência de exercícios para as gestantes baseada em três pilares: equilíbrio, gravidade e movimento. A técnica serve para auxiliar e incentivar a criança na liberação da pelve. Pode ser realizada na reta final da gestação, como é o caso de Viih Tube, ou horas antes do parto. Dessa forma, a técnica permite que o bebê realize os mecanismos de flexão e rotação adequados, e assim, finalmente entrar na bacia materna.

Com esses exercícios, a mãe visa reposicionar o bebê na barriga para que a sua cabeça fique para baixo, em direção ao canal vaginal – sendo que essa é a posição mais indicada para o parto natural. 

Além disso, o spinning babies é uma técnica cada vez mais comum em para reverter a posição do bebê pélvico. No entanto, a técnica também diminui dores e minimiza a necessidade de intervenções médicas invasivas, já que os exercícios são simples e podem ser feitos com a ajuda de uma fisioterapeuta. Além de reposicionar o bebê, o spinning também ajuda a abrir os ossos da pelve, o que contribui para que o trabalho de parto seja mais rápido.

Bebê sentado

A razão para aderir a técnica de Spinning Babies é simples: o bebê que está na barriga da mãe ainda está sentado, posição também chamada de pélvica. Apesar de passar boa parte da gestação nessa posição, quando se aproxima o tempo do nascimento, o bebê tende a se virar sozinho na barriga da mãe para se preparar para o nascimento. Portanto, em um cenário normal, os bebês assumem a posição cefálica, ou seja, com a cabeça em direção ao canal vaginal. 

Contudo, quando isso não acontece, as mamães podem optar por algumas técnicas que contribuam com esse reposicionamento do bebê, que consecutivamente, aumentará as chances de parto natural. 

O bebê pélvico, ou bebê sentado, corresponde a uma condição rara. Um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos apontou que entre 96% e 97% dos bebês ficam de cabeça para baixo – ou seja, posição cefálica – até o parto. Porém, de 3% a 4% permanecem sentados – posição pélvica – ou até deitados, o que é uma condição ainda mais incomum.  

Spinning Babies: Outras técnicas que ajudam o bebê a “encaixar”

spinning-babies

Moxabustão

Basicamente consiste em uma técnica de acupuntura que utiliza ervas para apoiar o bebê no movimento de rotação. Assim, ao realizar o procedimento, a gestante recebe um bastão quente com plantas próximo aos dedos do pé. Dessa forma, o calor do bastão chega até o útero e deixa o bebê mais propenso ao movimento esperado. Isso acontece porque os dedos dos pés são associados ao útero. Assim, o procedimento só pode ser realizado com ajuda de um profissional.

Técnica: versão cefálica externa (VCE)

Realizada em ambiente hospitalar, a técnica consiste em uma manipulação do médico para motivar o feto a se movimentar e encontrar a posição cefálica. A VCE entra apenas se nenhuma das opções anteriores atingirem êxito. Isso porque a técnica apresenta alguns leves riscos, como compressão do cordão umbilical e descolamento de placenta.

Por fim, outros exercícios, como yoga e agachamentos, podem ajudar a reposicionar o bebê sentado.

Referência: Manual MSD – Posição e apresentação anormais do feto; Instituto Nascer.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular