Soro caseiro: Entenda para que serve e como fazer

23 de dezembro, 2021

No verão, as pessoas costumam viajar para aproveitar as férias e os dias quentes. Mas após as festas, é comum que muitos retornem para casa com sintomas muito desagradáveis, como náusea, vômitos e diarreia. Uma ótima opção para lidar com a virose do fim de ano é através do soro caseiro.

Leia também: Virose no fim de ano: Dicas para evitar e aproveitar o verão

Importância do soro caseiro

O soro caseiro é uma solução composta por água, sal e açúcar, muito utilizado para tratar desidratação causada por vômitos e diarreias. A composição pode ser feita em casa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo. Dessa forma, a cada dia, 15 crianças morrem vítimas desse quadro no Brasil, por conta da desidratação.

Assim, o soro caseiro não tem como objetivo tratar vômitos ou diarreias, mas sim, repor os líquidos e sais minerais perdidos. Isso porque quando estamos com essas condições, perdemos não só água, como também potássio, sódio e bicarbonato. A junção do sal (sódio) e do açúcar (glicose) é a forma mais adequada de repor estes minerais.

Contraindicações

O soro caseiro pode ser usado por adultos, crianças e bebês, exceto os que mamam exclusivamente no peito. Pois os órgãos dos bebês podem não estar preparados para receber doses de sal e açúcar. Ou seja, apenas o leite materno é suficiente para hidratá-los. Além disso, é contraindicado às pessoas com hipertensão e/ou diabetes.

Mas lembre-se, se o vômito e a diarreia persistir por mais de 24 horas, é fundamental consultar um profissional para entender o problema.

Como fazer o soro caseiro

  • Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida, misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g);
  • Misture todos os ingredientes e beba várias vezes ao longo do dia;
  • O soro pode durar até 24 horas e o ideal é armazená-lo na geladeira.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.