Cuidar do sistema linfático será tendência de bem-estar em 2020
É trabalho do sistema linfático coletar todo excesso de líquido do corpo, filtrar sujeiras como lixo celular, bactérias e patógenos e devolvê-lo à corrente sanguínea. Assim, nos últimos anos, viu-se uma crescente conscientização de quão importante é esse sistema para reduzir a inflamação, evitar doenças e promover uma boa digestão. Consequentemente, houve um aumento no serviços e tratamentos destinados a promover a saúde linfática.
Em 2020, as ofertas de spa e aulas de ginástica com essa finalidade prometem estar na crista da onda, e a saúde do sistema linfático se tornará a palavra de ordem de bem-estar.
Como funciona
Como o sistema linfático não possui uma bomba central (da maneira que o sistema circulatório tem no coração), ele depende de cada organismo para manter as coisas em movimento. Às vezes, isso assume a forma de “alguém apertando manualmente os tecidos”, a famosa drenagem linfática corporal.
Também, o excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço. Por isso, não é de surpreender que a indústria da beleza também esteja adotando tratamentos que promovam a drenagem linfática facial.
Leia também: Rolo de jade: Tudo sobre o acessório de massagem facial
Além disso, existem soluções domésticas, que têm crescido em popularidade nos últimos anos. As pessoas interessadas em estimular a linfa facial em casa agora podem escolher entre milhares de ferramentas – como rolos faciais, como o popular rolo de jade, barras de escultura e pedras.
Como cuidar do sistema linfático
O exercício físico é a coisa mais importante que devemos fazer para promover a saúde do sistema linfático. Ligado a isso, tratamentos terapêuticos, massagem e uma alimentação balanceada também funcionam como aliados da saúde linfática.
Leia também: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?