Sinusite e dor de dente: entenda a relação
Muita gente fala que uma das piores dores é a dor de dente. E não há como negar que essa dor, realmente, pode ser bastante debilitante. Mas como o organismo possui muitos sistemas interligados, é comum uma dor de dente ser sentida em outras regiões do rosto. Dessa forma, existe uma relação pouco conhecida entre sinusite e dor de dente. Denis Clay Lopes dos Santos, coordenador do curso de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul, explica a diferença entre os dois incômodos e a relação entre ambas.
Sinusite e dor de dente: qual a relação?
“A sinusite é uma condição inflamatória dos seios da face, que são cavidades ósseas anatômicas contendo ar e revestidas por uma membrana sinusal”, explica. “Essa inflamação pode surgir de uma contaminação bacteriana, viral, fúngica, presença de corpos estranhos, processos alergênicos e até mesmo uma infecção de origem dental”, completa.
No último caso, a sinusite ganha outro nome, sinusite odontogênica, e pode ser causada por implantes inadequados e extrações dentárias que causaram comunicação com o seio maxilar. Nos demais casos, entretanto, quedas bruscas de temperatura ou a falta de umidade do ar podem ser desencadeantes de uma sinusite.
“As raízes dos dentes posteriores apresentam uma proximidade com o seio maxilar e podem se apresentar até em seu interior”, continua o professor. “Essa interrelação ocorre com a presença de um osso com espessura delgada ou diretamente com a mucosa do seio maxilar. Assim, essa condição fisiológica determinada por esse íntimo contato pode ocasionar inflamações entre ambos.”
Leia também: Rinite, sinusite e bronquite: conheça as diferenças entre as doenças respiratórias
Sintomas e tratamentos
As sinusites de origem odontogênica e não odontogênica apresentam sintomas muito parecidos. Por exemplo os típicos relatos de congestão nasal, cefaleia, febre, coriza, sensação de pressão e dor na face.
Como as causas podem variar, diante de um quadro de sinusite é sempre importante investigar a sua origem. Isso porque é esse ponto específico que vai determinar a base de tratamento da condição.
“Eliminar o fator etiológico é fundamental mediante terapia medicamentosa e intervenções na cavidade bucal, caso seja uma sinusite de origem odontogênica”, continua o especialista. “Nesse caso, aquisições de imagens radiográficas e exames de imagem auxiliam no diagnóstico das sinusites odontogênicas.”
Além disso, compreender e diagnosticar corretamente a sinusite é importante para evitar complicações a longo prazo – que podem, inclusive, interferir seriamente na saúde bucal.
“A sinusite não tratada pode ocasionar retenção de muco e gerar uma pressão sobre as terminações nervosas dentárias”, explica. “Essa compressão pode causar uma sensação dolorosa nos dentes. No entanto, se a sinusite for de origem odontogênica, deve-se procurar um cirurgião-dentista para diagnosticar e realizar o tratamento do foco que está causando a sinusite”.
Fonte: Denis Clay Lopes dos Santos, coordenador do curso de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul