Síndrome edemigênica: entenda a condição de Erasmo Carlos
Erasmo Carlos, uma das figuras mais importantes da Jovem Guarda, faleceu nesta terça-feira (22), aos 81 anos. Embora a causa da morte ainda não tenha sido confirmada, em agosto, Erasmo teve covid-19 e passou oito dias internado. Em outubro, ele enfrentou um síndrome edemigênica, mas teve alta dois dias depois. No entanto, o compositor continuava fazendo tratamento contra a condição que causa edemas pelo corpo.
Na época, o hospital em que estava internado, no Rio de Janeiro, divulgou uma nota sobre o estado de saúde de Erasmo. “O Hospital Barra D’Or informa que o paciente Erasmo Esteves encontra-se internado com quadro de síndrome edemigênica, sendo submetido à exames complementares e ajuste terapêutico. No momento admitido no quarto, com quadro clínico estável, acordado, lúcido, deambulando e com previsão de alta nos próximos dias”. Mas afinal, o que é essa condição? Entenda.
Leia mais: Paxlovid: Anvisa libera venda de pílula contra a COVID em farmácias
O que é a síndrome edemigênica
De acordo com o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular, a síndrome edemigênica é caracterizada por um edema generalizado, ou seja, um inchaço causado por um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo. As causas são diversas. Por exemplo, o mau funcionamento dos rins, fígado ou coração ou quando o corpo apresenta um desequilíbrio nas forças bioquímicas que são responsáveis pelos líquidos dos vasos sanguíneos.
Riscos da síndrome que atingiu Erasmo Carlos
Ainda segundo o cirurgião vascular, “entre os principais riscos de complicação, é que um edema não tratado pode fazer com que o liquido acumulado se desprenda dos tecidos, e possa causar a morte. Por isso, é tão essencial o tratamento.
Nesse sentido, aponta o especialita, o tratamento pode ser feito pelo uso de remédios para remover o excesso de líquido. “Mas vale lembrar que a síndrome edemigênica também pode surgir por uma doença subjacente”, finaliza o médico especialista.
Fonte: Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.