Síndrome de Ramsay Hunt faz Justin Bieber interromper os shows

Saúde
06 de Setembro, 2022
Síndrome de Ramsay Hunt faz Justin Bieber interromper os shows

A Time for Fun (T4f), empresa responsável pela organização e venda de ingressos para os shows de Justin Bieber no Brasil, anunciou que as apresentações do cantor que aconteceriam nos dias 14 e 15 de setembro em São Paulo (SP) estão suspensas.

Após sua apresentação no primeiro fim de semana do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, Bieber explica em nota que precisa cuidar de sua saúde, o que deixou os fãs apreensivos.

“No último final de semana, me apresentei no Rock in Rio e dei tudo de mim para as pessoas no Brasil. Depois de sair do palco, a exaustão tomou conta de mim e percebi que preciso fazer da minha saúde a prioridade agora. Então, vou fazer uma pausa nas turnês por enquanto”, disse ele. O cantor finaliza a nota agradecendo aos fãs: “Obrigada por suas orações e apoio em tudo isso! Amo todos vocês!”.

Nota sobre suspensão dos shows de Justin Bieber – Foto: Reprodução/Instagram/T4F

Primeiro adiamento da turnê

No mês de junho, Justin Bieber havia adiado alguns shows de sua turnê, Justice World Tour, por conta da Síndrome de Ramsay Hunt, também conhecida como herpes-zoster do ouvido. Na época, o cantor publicou um vídeo em seu Instagram onde aparece com metade do rosto paralisado por conta da doença.

“Como vocês podem ver, esse lado do rosto não está se movendo. Para aqueles que estão frustrados com os cancelamentos dos shows, eu fisicamente não sou capaz de fazê-los. É super sério”, desabafou o astro em seu Instagram.

O que é Síndrome de Ramsay Hunt?

A Síndrome de Ramsay Hunt consiste em um tipo de infecção do nervo facial e auditivo, causada pela reativação do vírus herpes-zoster, o mesmo causador da catapora, em pessoas que já tiveram essa doença anteriormente.

Dessa forma, a doença provoca paralisia facial, vertigem, problemas de audição, aparecimento de manchas, entre outros sintomas.

Sintomas da Síndrome de Ramsay Hunt

Os sintomas da Síndrome podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, veja os mais comuns:

  • Paralisia facial;
  • Vertigem;
  • Dificuldade para falar;
  • Febre;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Bolhas vermelhas na região da orelha;
  • Alterações no paladar.

Leia também: Doença de Lyme: entenda a doença que afeta Justin Bieber

Causas da Síndrome de Ramsey Hunt

Esta doença não é contagiosa. Mas, o vírus herpes-zoster pode ser encontrado nas bolhas desenvolvidas na orelha. Ou seja, ele pode ser transmitido para outras pessoas, causando catapora e, consequentemente, a Síndrome de Ramsay Hunt.

Dessa forma, o risco de desenvolver esta síndrome é ainda maior em indivíduos com doenças imunossupressoras, diabetes, e crianças ou idosos que tenham se contagiado com catapora. 

Tratamento

Se notar os sintomas citados acima, o indicado é buscar ajuda médica o quanto antes. 

Assim, após o diagnóstico da doença, o tratamento é feito através de acordo com cada caso. Mas, geralmente, os médicos recomendam remédios antivirais e até mesmo anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas. Além disso, os especialistas podem indicar o uso de colírios lubrificantes para evitar a secura dos olhos.

Doença de Lyme 

Justin já havia revelado em 2020 que foi diagnosticado com a doença de Lyme. Inclusive, em um documentário lançado no mesmo ano, o cantor disse que o diagnóstico afetou sua saúde mental e ele também precisou lidar com um quadro de depressão.

Desse modo, a doença de Lyme é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, transmitida pela picada de um carrapato, e pode afetar todo o corpo, causando uma lesão avermelhada na pele que vai aumentando de tamanho com o tempo. Além de cansaço excessivo, febre, dor de cabeça e, em casos mais graves, parada respiratória. 

Referência

Gshow

Tua saúde

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite