Síndrome da cabana: O medo excessivo de sair de casa

12 de junho, 2020

No início do isolamento social por conta da pandemia, muitas pessoas estavam frustradas por ter que ficar em casa sem ter muito contato com o mundo exterior. No entanto, com o passar do tempo, a gravidade da pandemia e a possibilidade de se infectar, surge o medo de retornar à vida pós-quarentena, sensação que foi batizada de Síndrome da Cabana.

Assim, a Síndrome da Cabana se refere a sentimentos de angústia e receio diante da ideia de sair às ruas e retomar o contato social após ficar isolado. O termo teve seus primeiros relatos em 1900, no norte dos Estados Unidos. Foi criado para explicar um problema que acometia trabalhadores que passavam longos períodos em cabanas no esperando o inverno passar e, depois, tinham receio em retomar o contato social.

Contudo, a síndrome não é um distúrbio psicológico reconhecido, mas isso não significa que os sentimentos não sejam reais. Alguns sintomas podem dificultar o cumprimento dos requisitos da vida cotidiana.

Síndrome da cabana: sintomas

  • Inquietação
  • Motivação reduzida
  • Irritabilidade
  • Desesperança
  • Dificuldade de concentração
  • Sonolência ou insônia
  • Dificuldade em acordar
  • Desconfiança das pessoas ao seu redor
  • Tristeza ou depressão persistente

Causas

Segundo a psicóloga Sabrina Amaral, é como se o nosso cérebro ficasse acostumado a uma nova rotina e aprendesse que estar em casa é a única possibilidade de segurança e proteção diante do coronavírus. Além disso, fatores como passatempos, estudos, mais tempo para a família e para nós mesmos contribui com isso. Dito isso, para pessoas com a personalidade naturalmente introvertida, o sentimento é ainda mais evidente.  

Síndrome da cabana: Dicas para lidar com esse sentimento

Respeite seu tempo

É normal se encontrar nessa condição emocional após tanto tempo em confinamento. Mas, faça as coisas no seu tempo, seja gentil consigo e priorize sua saúde mental.

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Foque no que está no seu controle

“Ao focar no que está no seu controle, você diminui a sensação de angústia e medo” explica a especialista. Dessa maneira, crie uma rotina e traga à memória os bons momentos que você já viveu fora. Pense que quando tudo voltar ao normal, você ainda terá controle. Mas, caso você saia e se sinta mal, por exemplo, vá com calma e conduza a situação no seu ritmo.

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Comece devagar

A técnica da dessensibilização sistemática é geralmente usada na Terapia Cognitivo Comportamental e consiste em diminuir uma condição com doses mínimas e crescentes. Ou seja, aos poucos, acrescente metas para lidar com o “medo”. Por exemplo, você pode ir primeiro até o portão, amanhã até a calçada, depois dar uma volta no quarteirão e assim sucessivamente, até que você se sinta bem com isso

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Síndrome da cabana: Busque ajuda profissional 

Por fim, se você sentir que isso está afetando sua vida de forma negativa, é essencial buscar ajuda profissional. Assim, pense que isso irá te ajudar a caminhar após um longo período de imobilização.

Fonte: Sabrina Amaral, Psicóloga, Hipnoterapeuta e Coach da Mente

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.