Sinais de gravidez: descubra se há um bebê a caminho
A chegada de um bebê provoca grandes transformações na rotina de uma mulher e que a acompanharão durante toda a vida. Entretanto, os primeiros sinais de gravidez podem ser sutis, delicados e exigir um pouco de observação para confirmar o diagnóstico. Assim, ficar atenta à todas as alterações do seu corpo é fundamental para identificar uma gestação. Continue lendo e descubra se há um bebê a caminho!
Sinais de gravidez
A partir do momento da concepção, rapidamente o corpo da mulher começa a se adaptar para desenvolver o bebê e fornecer todas as garantias necessárias, como espaço, alimentação, desenvolvimento, proteção, nutrientes etc. Dessa forma, já nas primeiras semanas, a gravidez pode ser identificada por meio de alguns sinais. Confira à seguir:
Atraso na menstruação
A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez e deve provocar alerta entre o 5º e 6º dia de atraso. Desse modo, a explicação para o alerta é simples, todos os meses a parte interna do útero desenvolve uma camada espessa e rica em vasos sanguíneos para acolher o bebê durante a gestação. No entanto, quando não há fecundação, essa camada é expelida com coágulos de sangue, a menstruação. Portanto, o atraso na menstruação pode sinalizar que esse revestimento está sendo utilizado na preparação da gestação.
Aumento dos seios
Já entre a 6º e a 8º semana de gravidez, os seios começam a crescer para iniciar a produção de leite e expansão dos tecidos internos da mama. Dessa forma, estima-se que os seios atinjam o seu maior tamanho na gravidez no 7º mês de gestação. Além disso, a gestante pode ter mais sensibilidade ou até mesmo dores nas mamas.
Mais sono e cansaço
Outro sinal de gravidez bem conhecido é o cansaço e sono excessivos. Isso acontece devido às alterações hormonais e fisiológicas necessárias para comportar o bebê. Inclusive, a progesterona, que é uma das principais responsáveis pelo sono e cansaço, está ligada a manutenção da gravidez e contribui diretamente com o desenvolvimento do feto.
Enjoos e vômitos também são sinais de gravidez
Os clássicos enjoos também são conhecidos como a principal forma de se descobrir uma gravidez. A incidência de enjoos aumenta devido ao hormônio BHCG, que é produzido em grande quantidade no início do desenvolvimento do bebê. Além disso, os episódios de enjoo são ainda mais comuns durante a parte da manhã.
Mais fome
A futura mamãe também tem o seu apetite expandido e com mais fome do que o normal. Essa é uma resposta às transformações metabólicas que o corpo da gestante passa e geralmente, esse sinal vem acompanhado da sensação de insaciedade. Geralmente, o alto índice de apetite está presente no primeiro trimestre da gravidez.
Aumento da frequência urinária
Ir várias vezes ao banheiro é um sinal de que a bexiga pode estar comprimida pelo útero, que também cresce a medida do desenvolvimento do bebê. Além disso, os hormônios produzidos na gestação também aumentam a frequência da urina
Confirmando os sinais de gravidez
Por fim, se você identificou boa parte dos sinais de gravidez acima, existem chances de um bebê estar a caminho. Então, agora é o momento de confirmar o diagnóstico através de um dos testes abaixo:
- Testes rápidos de gravidez (TRg – caseiro ou de farmácia): podem ser feitos após o atraso menstrual de sete dias ou mais. Assim, detectam se há presença do hormônio beta hCG (produzido durante a gestação) na urina. O resultado sai em poucos minutos, mas a eficácia e o desempenho podem ser afetados pela técnica e interpretação das usuárias.
- Teste de gravidez urinário: não precisa de laboratório e leva apenas 1 a 5 minutos para gerar o resultado. “O resultado fica positivo para valores de hCG urinário a partir de 20 a 50 mUI/mL, mas a concentração pode ser muito menor do que no sangue”, explica a médica.
- Teste de gravidez sanguíneo: é o método mais sensível para detectar o beta hCG no início da gravidez, identificando níveis do hormônio de 5 a 10 mUI/mL. “A concentração de hCG é maior no sangue do que na urina. Portanto, no início da gravidez, um teste no soro pode ser positivo enquanto o teste na urina ainda é negativo.”
Leia também: Primeiro trimestre de gravidez: sintomas, exames e cuidados
Referência: Ministério da Saúde.