Como ser mãe e ter uma vida profissional ao mesmo tempo?

Bem-estar Equilíbrio Gravidez e maternidade Saúde
20 de Abril, 2023
Como ser mãe e ter uma vida profissional ao mesmo tempo?

Sem dúvidas, a chegada de um filho traz mudanças significativas em todos os aspectos. Para muitas mulheres, é uma das experiências mais gratificantes da vida. Mas, geralmente, essa alegria pode ser acompanhada de preocupações e muito cansaço, especialmente quando se trata de conciliar as responsabilidades da maternidade com a vida profissional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a construção de uma sociedade produtiva está diretamente relacionada com o investimento realizado nos primeiros anos de vida das crianças. Isso porque é neste período que se estabelecem as bases do desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial da criança.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, após o nascimento a criança passa a estabelecer um relacionamento pessoal com seus cuidadores, que na maior parte das vezes são os próprios pais. É justamente este ambiente familiar que promoverá e facilitará o estabelecimento dos vínculos iniciais do bebê.

Como as mães podem equilibrar a vida profissional e a maternidade?

Para a psicóloga cognitivo comportamental, Rejane Sbrissa, equilibrar a maternidade e a vida profissional não é uma tarefa fácil, mas é possível

“Exige que a mulher seja organizada, faça um planejamento de seus dias e horários disponíveis para cada tarefa, e se dedique. Mas, o mais importante é que o tempo que ela passe trabalhando e cuidando do filho seja de qualidade”, explica a especialista. “É uma rotina puxada e cansativa, mas trará muita satisfação ver o filho crescendo bem e ao mesmo tempo construindo sua carreira profissional”, finaliza. 

Além disso, as mães não devem se culpar por não estarem disponíveis para os filhos 24 horas por dia. “A mulher que trabalha fora não é uma mãe ruim. Muito pelo contrário, a grande maioria das vezes essas mães tornam-se inspiração para os filhos que as respeitam e admiram pela força, coragem e competência”, ressalta. 

Saúde mental dos filhos

Muitas mulheres se culpam e acreditam que trabalhar e passar um tempo longe pode afetar negativamente a saúde mental dos filhos. Entretanto, de acordo com Rejane, pesquisas mostram que as mães trabalharem fora e deixarem os filhos com pessoas de confiança ou em locais apropriados não afeta o aprendizado, as emoções e o comportamento dessas crianças. 

“Uma mãe organizada que dá atenção ao lado profissional e materno, com certeza perceberá se a criança estiver passando por algum problema ou estiver demonstrando algum comportamento fora do normal. Afinal, ela está sempre acompanhando o dia a dia do filho”, diz a psicóloga.

Leia também: Após a gestação, mães levam até 4 anos para retomar exercícios

Ajuda psicológica

Cuidar da saúde mental é fundamental para dar conta de outras áreas da vida. Por isso, ao notar sintomas como tristeza, prostração, apatia, agressividade, choro excessivo sem aparente motivo, e perda de interesse em atividades que antes gostava, busque ajuda psicológica. 

“Não tenha medo de pedir ajuda, ou no ambiente de trabalho, ou como mãe. Valorize-se e valorize sua vida. Os filhos vão crescendo e ficando mais independentes a cada ano, lembre disso”, afirma a especialista entrevistada.

Uma ótima maneira de se sentir menos sobrecarregada é delegar tarefas. “Dê uma olhada em sua lista de afazeres e veja o que pode ser feito por outras pessoas. Fazendo essas escolhas e não se culpando, provavelmente terá um tempo maior para descansar, fazer uma meditação ou qualquer outra atividade mais relaxante”, finaliza Rejane.

Fonte: Rejane Sbrissa – psicóloga cognitivo comportamental

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado