Septicemia: o que é o quadro que matou atriz de filme indicado ao Oscar
Charlbi Dean, estrela do filme Triângulo da Tristeza, obra indicada ao Oscar deste ano, teve uma morte precoce em agosto de 2022. O motivo, revelado apenas meses depois, foi uma septicemia bacteriana. O irmão da atriz de 32 anos contou em entrevista que ela estava sentindo fortes dores de cabeça, o que a fez ir ao hospital. No entanto, Charlbi não resistiu e, menos de 24 horas depois, veio a óbito.
Veja também: Check-up regular pode aumentar a longevidade da mulher
O que é a septicemia?
Você provavelmente já conhece superficialmente a condição, que é mais conhecida como infecção generalizada. É um quadro muito grave, que evolui rapidamente e que pode matar, mesmo se houver atendimento médico.
O quadro se manifesta quando o organismo não consegue conter uma infecção, que pode se concentrar em qualquer parte do corpo. Como resultado, a infecção se dissemina para outros órgãos por meio da corrente sanguínea, o que pode dificultar o tratamento se estiver avançada.
Geralmente, a resposta do corpo a uma infecção limita-se à área infectada. Por exemplo, os sintomas de uma infecção do trato urinário ficam frequentemente restritos à bexiga.
Mas, na sepse, a resposta à infecção se alastra por todo o corpo e pode comprometer o funcionamento de vários órgãos do paciente. Quando isso acontece, ocorre uma disfunção ou a falência de múltiplos órgãos.
Na situação de Charlbi Dean, o que pode ter comprometido sua recuperação foi a ausência do baço. Em 2009, a atriz removeu o órgão, um dos responsáveis pela filtragem do sangue.
Sepse é a principal causadora de mortes em UTIs
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a septicemia mata 11 milhões de pessoas a cada ano, muitas delas crianças e idosos, e incapacita outros milhões.
Atualmente, é também uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. A mortalidade no Brasil chega a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30 a 40%.
Causas mais comuns
A princípio, a complicação pode ser bacteriana (como foi o caso da atriz Charlbi Dean), fúngica, viral, parasitária ou por protozoários, muitas vezes adquiridos nos próprios hospitais. No entanto, ela pode surgir a partir de uma infecção mal cuidada.
Qualquer tipo de doença pode evoluir uma septicemia, embora as enfermidades de base mais comuns sejam pneumonia, infecção abdominal e urinária.
Eis a importância de seguir corretamente um tratamento médico, assim como buscar ajuda se notar os sintomas abaixo:
- Febre alta
- Aceleração do coração
- Respiração rápida
- Fraqueza
- Diminuição da urina
- Sonolência
- Confusão
Diagnóstico da septicemia
Exige identificação do foco infeccioso e da presença de sinais de mau funcionamento de órgãos. Portanto, não há exames específicos para diagnosticá-la, mas sim aqueles voltados para a descoberta de uma infecção.
Por exemplo, hemograma, radiografia de tórax e exames de urina. Além disso, o médico pode solicitar testes como lactato, que mostra se a oferta de oxigênio aos tecidos está adequada.
Como é feito o tratamento?
De maneira geral, o tratamento da sepse consiste na administração de antibióticos pela veia o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, o paciente recebe hidratação intravenosa, já que a desidratação é um sintoma típico da complicação.
É importante também regular a pressão arterial. Alguns pacientes com insuficiência respiratória podem precisar de ventilação, enquanto aqueles que desenvolvem insuficiência renal podem necessitar de uma diálise.