O que acontece no seu corpo quando você segura o xixi com frequência
A ida ao banheiro é uma necessidade fisiológica fundamental para todos os seres humanos. Contudo, no ritmo agitado do dia-a-dia, essa necessidade muitas vezes é deixada em segundo plano. Porém, o problema é segurar o xixi com frequência, além de ser desconfortável, pode acarretar consequências adversas para a saúde. A seguir, veja porque você deve evitar esse hábito!
Veja também: Xixi depois do sexo pode ser benéfico para a saúde íntima feminina
Riscos de segurar o xixi com frequência
A gente sabe que nem sempre a vontade de fazer xixi vem em boa hora. Em muitas das situações, é realmente difícil, principalmente quando se está fora de casa. No entanto, segurar a urina com frequência é algo que pode trazer prejuízos à saúde. Confira à seguir:
Você pode começar a ter quadros repetitivos de infecção urinária
A urina é feita de água, ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias e devido a essa composição, se o líquido ficar muito tempo armazenada, pode facilitar o crescimento de bactérias no trato urinário e na bexiga. O que aumenta as chances de ter infecção urinária.
“Essa prática quando feita por longos períodos de tempo, como durante uma viagem, pode favorecer o surgimento de infecções urinárias”, explica a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. “Além disso, se você estiver de carro, há o risco de a bexiga cheia romper em caso de colisão ou acidente, o que geralmente não ocorre quando ela está vazia.”
Aumentam as chances de ter cistite
A retenção do xixi na bexiga também facilita a proliferação de micro-organismos que podem causar cistite, infectando a região e causando febre, sangue na urina e necessidade de ir ao banheiro com mais frequência.
Segurar o xixi com frequência prejudica a função da bexiga
Retenção urinária crônica pode causar distensão na bexiga, enfraquecimento dos músculos do trato urinário e diminuição da capacidade de armazenamento da urina. Portanto, o hábito pode levar a problemas de bexiga, como incontinência urinária.
Pode causar pedra nos rins
Prender a urina por muito tempo também permite que os minerais se acumulem e formem as temíveis pedras nos rins. Ao se movimentarem, os cristais causam fortes dores e náuseas. Em alguns casos, necessitando de intervenção cirúrgica.
Dicas de ouro
Para evitar problemas no trato urinário, siga as dicas a seguir:
- Não ignore as necessidades fisiológicas;
- Vá ao banheiro ao menos 6 vezes ao dia e não ultrapasse 4 horas sem fazer xixi;
- Mantenha-se hidratado (a) e consuma bastante água;
- Utilize lenço umedecido ou lenço de papel, isso diminui chances de ter uma infeção e corrimento causados por fungo ou bactéria;
- Faça xixi depois de ter relações sexuais;
- Limpe-se de frente para trás (se for mulher).
Por fim, a médica aconselha: “Sempre que sentir vontade, vá ao banheiro assim que possível”. Além disso, é fundamental consultar um nefrologista.
“O médico especializado poderá realizar uma avaliação, levando em consideração fatores como estilo de vida, hábitos miccionais e histórico familiar e de saúde, para determinar se realmente trata-se de poliúria e qual a possível causa do problema, assim indicando o tratamento mais adequado para cada caso”, finaliza.
Fonte: Dra. Caroline Reigada, médica nefrologista, especialista em Medicina Interna pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.