Por que a saúde física é essencial para a saúde mental?
Praticar exercícios físicos é muito importante para a saúde. Mas você sabe por que a saúde física é essencial para a saúde mental?
A atividade física é uma das maneiras mais eficazes de manter a mente saudável. Alguns estudos apontam que a regular diminui os riscos de depressão e a perda cognitiva em pacientes com Alzheimer, por exemplo. Além disso também pode melhorar o sono, a memória e o humor em geral.
Dessa forma, o exercício não é apenas sobre crescimento muscular ou perda de peso. Assim, se você está estressado, vale muito sair para uma caminhada. Pois ao manter-se em movimento é cientificamente comprovado que o corpo libera endorfina, pode reduzir a inflamação do cérebro, estimular o crescimento neural e funcionar como uma grande distração.
Benefícios da atividade física para a saúde mental
Fazer exercícios contribui para melhorar a autoestima, as funções cognitivas e de socialização de pacientes que possuem algum risco de saúde mental. Além disso, melhora o condicionamento físico e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.
Leia mais em: Como os exercícios físicos ajudam a combater a depressão
Sendo assim, atividade física significa qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética. Podendo ser desde uma caminhada leve a um treino intenso de HIIT, o importante é se movimentar.
Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas.