Saúde através dos olhos: principais sinais que os olhos revelam
Visão embaçada, coloração vermelha e até alterações na visão podem ser indicadores de que a saúde do corpo não vai bem. É isso mesmo, os olhos podem ser indicadores relevantes de como está a sua saúde. Afinal, quais são os sinais de alerta? Confira a seguir!
O que os olhos dizem sobre a saúde do corpo
Primeiramente, é importante saber que a visão é um dos sentidos mais essenciais para os seres humanos. Sendo assim, além de garantirem a captação de imagens e percepção do mundo à nossa volta, os olhos são capazes de fornecer sinais sobre o estado do corpo, indicando até mesmo doenças como pressão alta, diabetes, hipertireoidismo e tumores.
De acordo com a Dra. Myrna dos Santos, oftalmologista e especialista em doenças da superfície ocular, algumas manifestações nos olhos como coloração amarelada ou vermelha e manchas na parte branca, podem sugerir problemas de saúde.
“Não significa dizer que impreterivelmente estão associadas a alguma doença, mas a prevenção é muito importante. Vista embaçada e alterações na visão também necessitam de uma investigação mais minuciosa, pois são problemas que podem evoluir inclusive para a perda da visão quando não tratados”, explica a Dra.
Embora um problema ocular possa significar um evento isolado, a atenção aos sinais pode auxiliar na prevenção de futuros quadros de saúde.
Veja também: Derrame ocular: o que causa o “sangue nos olhos” em algumas pessoas?
Sinais oculares
Conhecer os sinais oculares pode te ajudar a identificar o momento certo de procurar ajuda. Confira a seguir quais são os principais indicadores de alerta:
Visão embaçada/borrada: o principal problema associado à visão embaçada ou borrada é o risco de diabetes. Nesse sentido, o excesso de glicose no sangue causa alterações nos vasos sanguíneos localizados na retina, ou seja, no fundo do olho, o que pode levar ao comprometimento da visão.
De igual modo, a visão borrada também pode ser indício de crise hipertensiva, bem como de esclerose múltipla, pois o nervo óptico é afetado pela inflamação do sistema nervoso causado por essa doença autoimune.
Olho amarelado: a parte branca dos olhos, chamada de esclera, quando ganha um tom mais amarelado, frequentemente, pode indicar problemas no fígado, como as hepatites.
Olho vermelho: pode estar associado a quadros alérgicos, infecciosos ou inflamatórios. Do mesmo modo, o quadro também podem afetar outros órgãos.
Manchas vermelhas: mancha vermelha na conjuntiva, membrana transparente que recobre a parte branca dos olhos. Geralmente, é causada por ruptura de pequenos vasos sanguíneos, o que pode indicar hipertensão arterial.
Olho saltado (exoftalmia): constantemente, pode indicar problemas com a glândula tireoide, como hipertireoidismo. Sendo assim, vale destacar que algumas pessoas têm olhos saltados como característica e não apresentam qualquer tipo de problema.
Olho azulado: acontece quando a esclera sofre afinamento e assume uma tonalidade azulada. Neste caso, pode ser indicativo de um problema ósseo, denominado osteogênese imperfeita.
Saiba mais: Retinoblastoma: Tiago Leifert fala novamente sobre tumor da filha.
Como cuidar da saúde dos olhos
Por fim, é importante não menosprezar qualquer sinal anormal nos olhos e procurar um oftalmologista para uma investigação mais detalhada. Por isso, as consultas regulares são indicadas.
“O check-up oftalmológico deve ser realizado pelo menos uma vez por ano. Sendo assim, com um diagnóstico precoce e mais preciso conseguimos sanar problemas oculares e, quando necessário, orientar o paciente a procurar auxílio de outros profissionais médicos”, salienta Dra. Myrna.
Fonte: Dra. Myrna Serapião dos Santos, oftalmologista, especialista em doenças da superfície ocular e córnea e diretora médica da Vision One, detentora do H. Olhos.