Piloto automático: Dicas de como sair da rotina
Ter uma rotina regrada pode ser confortável. Porém, às vezes pode parecer que você está vivendo o mesmo dia repetidamente, no piloto automático.
Seja por conta de trabalho, estudo ou por cuidar da casa e dos filhos, programar o dia parece ser uma boa ideia. Contudo, quando você percebe, já passou da hora do almoço, janta, e já está na hora de dormir. Com isso, passam-se dias, meses, anos, e as promessas feitas no ano novo vão se perdendo e o ciclo se repetindo.
No entanto, se você deseja ter um propósito na vida, e sair do piloto automático para viver ao máximo, saiba como:
Saia da rotina
Apesar de todos terem obrigações diariamente, ir para o trabalho ou cuidar dos filhos por exemplo, é necessário ter mudanças na rotina. Pense em algo que você tem muita vontade de fazer e ainda não fez, como chamar aquela pessoa que você não vê a muito tempo para tomar um café. Mudanças drásticas da noite pro dia são difíceis. Entretanto, vá com calma e planeje coisas diferentes a cada dia, com o tempo você verá uma grande diferença.
Leia também: Dicas para começar uma rotina de exercícios
Corra mais riscos
Outra maneira de viver a vida ao máximo é correr riscos. Claro que isso não inclui coisas perigosas. Mas, por exemplo alguém que você admira e tem vontade de conhecer, porém não tem coragem de ter uma primeira atitude, porque não apenas chama-lá para conversar e conhece-lá?
As pessoas vivem a vida pensando no que pode acontecer, no “e se”, mas quantas coisas não são perdidas ao se questionar isso e não agir? Quando mais riscos você toma, mais sua confiança aumenta.
Mude o que você não gosta
Ao longo dos seus dias, pense em coisas que não estão agradando, e se pergunte
“Isso me faz feliz?” Caso a resposta seja negativa, comece repensar e com isso, você começará a perceber que não deveria fazer mais parte da sua vida. Isso vale para coisas importantes como um relacionamento amoroso, um emprego, ou a cidade em que vive, o que pode levar a grandes mudanças. Ou para coisas menores, como por exemplo a escolha do jantar de hoje à noite.
Tenha hobbies
Pessoas com hobbies também vivem ao máximo. Considere jogar algum jogo que você costumava brincar na sua infância, ou talvez uma dança, pintura. Se você tem alguma “lista de desejos” de viagem por exemplo, priorize guardar fundos para que isso se concretize.