Sacroileíte: o que é, sintomas, causas e como tratar
A sacroileíte consiste em uma inflamação das articulações sacroilíacas, ou seja, entre a coluna vertebral e a bacia. Assim, esta condição é uma das causas mais comuns de dor no quadril. Também pode afetar a parte inferior das costas ou nas nádegas, se estendendo para as pernas.
Existem diversos fatores que podem desencadear a sacroileíte. Como por exemplo, subir ou descer escadas, ficar em pé por muito tempo e carregar mais peso em uma perna do que em outra.
O diagnóstico da sacroileíte, muitas vezes, pode ser confundido com uma simples dor na coluna lombar. No entanto, isso pode agravar o quadro da doença e trazer mais dor.
Leia também: Como proteger a lombar durante os exercícios
Causas
As principais causas da sacroileíte incluem:
- Doenças como artrite de desgaste e gota;
- Queda ou acidente que tenha causado dano às articulações sacroilíacas;
- Problemas da coluna, como hérnia de disco;
- Sobrecarga da articulação durante exercícios;
- Ter uma perna maior que a outra;
- Infecções na articulação.
Sintomas da sacroileíte
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Contudo, geralmente, surgem os seguintes sintomas:
- Dor na região lombar, no quadril, na pélvis e nádegas;
- Dor que piora subindo escadas;
- Desconforto nos joelhos;
- Rigidez na parte inferior da coluna;
- Dificuldades para dormir.
Diagnóstico e tratamento
Obter o diagnóstico da sacroileíte não é tão fácil, uma vez que os sintomas são relacionados a outros problemas de coluna. Por isso, é importante realizar um exame físico e exames de imagem como raio X ou ressonância magnética para confirmar a doença.
Após ter o diagnóstico completo, o médico indicará o melhor tratamento de acordo com a gravidade da condição, a fim de aliviar os sintomas.
Assim, o tratamento pode ser feito através de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Em casos mais graves, são aplicadas injeções de corticóides direto na articulação e em caso de infecção pela presença de micro-organismos no local, o tratamento é feito com antibióticos.
Além disso, a fisioterapia também pode ser uma ótima opção, pois promove a correção da postura e o fortalecimento das articulações como um todo. Durante as sessões, o especialista pode recomendar exercícios de alongamentos que ajudam a aumentar a flexibilidade dos músculos e aliviar as dores.