Sabonete líquido ou em barra? Conheça as diferenças
No mercado, existem diversas opções de produtos de skincare disponíveis, entre elas, o sabonete líquido ou em barra. Os dois tipos são populares, entretanto, nem todo mundo sabe a diferença entre esses dois itens de higiene da pele. Conheça agora como cada um age no corpo.
Qual é a diferença dos produtos?
De acordo com Rosane Ferreira, professora universitária e esteticista, o sabonete líquido é mais próximo ao pH da pele, e por isso ele não é tão agressivo ao órgão. Já o sabonete em barra conta com um pH mais alto, chamado de alcalino.
“Os sabonetes em barra são bastante alcalinos, eles agem retirando impurezas mais profundas. Contudo, como consequência, eles alteram o pH da pele, fazendo com que o órgão perca mais água e deixando-o mais desidratado”, afirma.
Assim, a professora explica que o ideal é que o sabonete líquido seja utilizado tanto no corpo quanto no rosto. Contudo, a popularidade do sabonete em barra é grande, até mesmo por questões financeiras, já que o produto é mais barato. Nesse caso, ela afirma que o correto seria usá-lo, apenas de 15 dias em 15 dias.
Leia também: Skincare para grávidas: cuidados, riscos e ativos contraindicados
Usar sabonete líquido ou em barra no rosto?
Como já visto, o pH do produto sólido é mais agressivo à pele. Por isso, o sabonete líquido se torna a melhor opção. A esteticista conta que a região do rosto é muito mais sensível que a do corpo, por isso, ao usar o sabonete em barra, a pele desidrata e é agredida com mais facilidade.
“Sem contar que a barra, por ficar exposta, é mais propícia a contaminações por microrganismos livres no ambiente, risco que não temos com o sabonete líquido, pois ele fica hermeticamente fechado em um frasco”, ressalta Ferreira.
Por fim, ela diz como escolher o melhor sabonete para o seu tipo de pele. “Geralmente, os sabonetes têm princípios ativos específicos para cada tipo de pele. As peles mais sensíveis devem ter substâncias calmantes, como camomila e lavanda. Já as mais oleosas podem ter princípios ativos como romanelli, que é um adstringente, ou seja, retira um pouco da oleosidade. Mas de preferência, a melhor escolha sempre é um sabonete líquido”, finaliza.
Fonte: Rosane Ferreira, professora e coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Estácio.