Rugas no colo: principais causas, prevenção e tratamentos

1 de abril, 2022

Quando o assunto são as rugas, já sabemos que elas vão aparecer em algum momento da vida. A questão é como lidar com elas, principalmente quando se fala em lugares menos comuns, como rugas no colo ou pescoço

As rugas, em si, são um resultado do processo natural de envelhecimento do corpo, no entanto, as rugas no colo tem um fator a mais: a posição de dormir. “Geralmente nós dormimos de um mesmo jeito por anos”, explica a Dra. Carolina Milanez, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Durante as muitas horas de sono ficamos em uma posição. Dormir de lado ou de bruços, por exemplo, deixa uma parte da pele mais ‘espremida’, é isso que vai causando um rompimento das fibras colágenas gerando as rugas.”

Essas rugas acabaram ganhando um nome próprio: rugas do sono ou “sleep lines”, em inglês. Curiosamente, não são a única particularidade da região do colo. Outra questão da área é o chamado poiquilodermia, uma alteração com atrofia da pele, vasos sanguíneos mais evidentes (telangiectasia) e manchas escuras e claras. 

“A poiquilodermia pode atingir o pescoço também”, esclarece a médica. “A exposição solar prolongada e a predisposição genética levam a esse quadro.”

Leia também: Flacidez e rugas no rosto: Saiba como evitar

Como evitar as rugas no colo? 

Assim como as rugas no pescoço, é impossível evitar o envelhecimento da pele e, de quebra, as rugas. No entanto, é possível minimizá-las com cuidados diários, que incluem o uso de protetor solar e a devida hidratação. Buscar tratamentos com lasers, skinboosters e bioestimuladores de colágeno, além de peelings, uso da toxina botulínica e até preenchimentos também é uma boa ideia. 

“É possível deixar a pele com um aspecto melhor, mais hidratado, mais luminoso, com uma cor uniforme, mas reverter 100% das rugas, não”, finaliza a médica. 

Fonte: Carolina Milanez, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.