Copa do Mundo: como é a rotina de treinos dos jogadores?
A Copa do Mundo do Qatar começou no último domingo (20). O torneio acontece a cada quatro anos, mas a preparação dos jogadores é constante. Sendo atletas de alto rendimento, eles precisam seguir uma rotina de treinos intensa, capaz de oferecer as condições necessárias para uma boa performance dentro das quatro linhas.
De acordo com Lucas Faria, preparador físico do Botafogo Futebol SA, jogadores profissionais de futebol costumam trabalhar todos os dias da semana durante dois períodos – geralmente de manhã e à tarde. “Normalmente, os atletas têm somente um dia de descanso. É uma rotina bem puxada em relação a treinamento”, comenta.
Além disso, eles se apresentam por volta das 8h no centro de treinamento e começam as atividades às 9h. Os treinos têm durações variadas e são intercalados com momentos de refeições apropriadas.
Rotina de treinos
Lucas explica que o foco principal são os treinos com bola, os quais ajudam bastante no que diz respeito a preparação física dos jogadores. Além disso, também existe um trabalho de treinamento analítico isolado. Nele, busca-se explorar as habilidades técnicas fora do campo.
“De forma geral, é comum apostar em treinos com alta intensidade e velocidade, mas com baixa duração”, explica.
Os jogadores também realizam exercícios de mobilidade, importantes de serem incluídos antes dos treinos e dos jogos. Além disso, existem exercícios específicos que ajudam a prevenir possíveis lesões em campo.
Os times também investem em treinos voltados para determinados objetivos, por exemplo, melhora da potência e estabilidade, mais rapidez na corrida ou mais força e velocidade. Cada um deles exige um conjunto particular de exercícios e eles são feitos dentro e fora das academias.
Leia também: Saúde na copa do mundo: dicas para se cuidar
Descanso
Apesar de terem uma rotina de treinos bastante intensa, os jogadores também devem ser submetidos a um tempo de descanso adequado. Geralmente, esse tempo é de 48 horas. Entretanto, o preparador físico explica que a agenda dos atletas muda conforme o momento da temporada.
“Na pré-temporada, por exemplo, são mais exercícios de força com uma frequência maior. Durante a temporada competitiva, o estímulo é diferente. Então os focos maiores são os trabalhos de força e potência”, esclarece.
Fonte: Lucas Faria, preparador físico do Botafogo Futebol SA