Rolo de liberação miofascial: o que é e para que serve

Bem-estar Movimento
25 de Outubro, 2019
Rolo de liberação miofascial: o que é e para que serve

Você já estranhou quando alguém na academia passou um rolinho de espuma pelo corpo? Saiba que a cena, apesar de meio estranha, é muito útil. O acessório é o rolo de liberação miofascial (foam roller).

Nos últimos anos, o método de recuperação passou de um hábito reservado para atletas à prática comum entre corredores e fãs de atividades físicas. 

O nome vem da junção de mio (músculo) com fáscia (tecido). A liberação se trata de uma automassagem que diminui a tensão dos músculos causada pela intensidade dos treinos, má postura e até lesões.

Quando você rola os músculos pelo tubo, está carregando pontos de pressão no para relaxá-los (chamada liberação miofascial).

rolo de liberação miofascial

Benefícios

Rolo de liberação miofascial é um equipamento barato e versátil. Ele pode ajudar de diversas maneiras, desde trabalhar os nós nos músculos até esculpir um conjunto incrível de abdominais mais rapidamente.

Um estudo de 2018 da Universidade de Stirling, no Reino Unido, descobriu que, após usar o rolinho de espuma, era preciso menos esforço para um músculo produzir uma determinada quantidade de força. Suas descobertas reforçam pesquisas anteriores nas quais as pessoas relataram que se sentiam menos cansadas quando usavam o acessório como parte de seu aquecimento.

Leia também: O que é melhor: Correr na esteira ou ao ar livre?

Também, uma análise publicada no Journal of Athletic Training sugere que o rolinho de espuma após um treino pode ajudar a reduzir a dor muscular. Portanto, aumentar o desempenho em exercícios posteriores. Afinal, muitas vezes, o que reduz a performance durante um treino é o fato de os músculos ainda estarem doloridos desde a última visita à academia. 

O acessório também é capaz de aumentar a flexibilidade muscular. Significa que você se sente menos tenso e provavelmente realizará os exercícios com uma forma melhor, mais eficiente e segura.

À medida que os músculos ficam mais fortes, eles geralmente perdem a flexibilidade. A melhor maneira de tornar – e manter – os músculos mais flexíveis é usando um rolo de espuma. Músculos flexíveis dão mais fluxo à sua cadeia cinética, o grupo inter-relacionado de músculos, ossos e tecido conjuntivo que vai da cabeça aos pés.

rolo de liberação miofascial

Como usar 

Dois a três minutos em cada grupo muscular são geralmente tudo o que você precisa. Também é importante observar que, quanto mais firme o rolo, maior a pressão que ele fornecerá. Portanto, iniciantes devem começar com um rolo mais macio para adaptar o corpo à técnica e evitar lesões.

Ao contrário da opinião popular, o rolamento não deve doer. Quando você recebe uma massagem profunda, isso dói muito, mas nunca é doloroso a ponto de desejar que a massagem acabe logo. Se for, reajuste-se para encontrar uma posição que seja intensa, mas não dolorosa.

Evite rolar diretamente sobre os ossos, articulações, pescoço e região lombar entre os quadris e a caixa torácica. Pois, é uma área sensível com muitos órgãos nos dois lados da coluna vertebral.

rolo de liberação miofascial

Rolo de liberação miofascial ajuda a emagrecer?

Como um exercício principalmente terapêutico, o rolo de liberação miofascial ajuda a liberar a tensão muscular. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo para reparo e crescimento do músculo. 

Embora a perda de peso não seja um dos benefícios óbvios de uma boa sessão de rolagem de espuma, aumentar o fluxo sanguíneo para curar os músculos é um fator importante na construção de massa magra, que aumentará a tonificação geral do corpo.

Leia também: Treino em casa: Acessórios que não podem faltar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor