Ritual da Gratidão: Mesmo em 2021, há motivos para agradecer
O ano de 2020 será lembrado para sempre na história: foi neste ano que nos deparamos com um inimigo invisível, o qual ainda hoje estamos lutando para ser combatido. Não saímos ilesos, todas as adaptações deste período certamente nos marcaram profundamente. Falo como uma “sobrevivente” e psicóloga: presenciei nesses dois âmbitos os reflexos dessa crise na saúde emocional.
E 2021 não foi muito diferente. Sentimos o cansaço de 2020, sentimos um misto de emoções entre perder e manter a esperança no presente e no futuro. Vivemos momentos tristes, nos quais a alegria surgia, mesmo que ainda em alguns momentos ela não era suficiente para manter os ânimos renovados.
Mas, quero mostrar que, mesmo com tantas provações, ainda há motivos para se manter positivo e praticar a gratidão. Para me lembrar dos motivos, costumo fazer o chamado Ritual da Gratidão, que consiste em agradecer mês a mês os eventos mais marcantes daquele período. Você pode usar fotos, mensagens, etc, para ter uma melhor visualização da linha do tempo.
O intuito do Ritual da Gratidão é se reconectar com cada experiência vivida, resgatando as alegrias, medo, insegurança, realizações. Agradecendo por tudo. Sim, mesmo as dores, e desafios. Afinal, por meio das adversidades, vieram os ensinamentos. Após uma reflexão mais cuidadosa, cada momento de 2021 pode ser interpretado como mais uma oportunidade de aprendizado e maturidade.
Esse balanço é importante para termos mais confiança na jornada, nos mantermos positivos, além de auxiliar no planejamento das metas para 2022. E já sugiro uma meta para incluir em sua listinha: praticar a gratidão todos os dias.