Risco de Alzheimer: Ator que interpreta o Thor faz pausa na carreira
O ator australiano Chris Hemsworth, conhecido por interpretar o Thor, decidiu dar uma pausa na carreira. Isso porque ele descobriu que tem um risco acima do normal de desenvolver Alzheimer.
Em entrevista concedida à revista Vanity Fair na última quinta-feira (17/11), Chris revelou que os exames confirmaram o seu “maior medo”. Agora, ele tomará as medidas preventivas.
Afinal, o que é a doença de Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença progressiva que causa demência e afeta funções mentais importantes, como a comunicação, personalidade e habilidades espaciais e visuais.
Alguns dos sintomas mais comuns são lapsos de memória, dificuldade para se lembrar de acontecimentos recentes, regressão na fala e perda da autonomia.
Leia mais: Doença de Alzheimer: o que é, sintomas, causas, tratamento e mais
Diagnóstico: Riscos de desenvolver o Alzheimer
Chris descobriu que possui duas cópias do gene ApoE4, responsável pelo Alzheimer, sendo que uma é de sua mãe e outra de seu pai. Com isso, o ator passa a ter de 8 a 10 vezes mais probabilidade de desenvolver a doença do que aqueles sem as duas cópias do gene. De acordo com um estudo de 2021 do National Institutes of Health, de 2 a 3% da população carrega duas cópias do gene.
A descoberta se deu durante as gravações da série “Sem Limites”, da Disney+. A produção documental sobre o declínio natural do tempo e envelhecimento mostra o ator de 39 anos testando os limites do seu corpo e explorando maneiras de viver mais e com mais saúde.
Vale reforçar que o ator não foi diagnosticado com Alzheimer, mas foi informado sobre a propensão genética. “Não é um gene pré-determinante, mas é uma forte indicação”, explicou Chris. “Dez anos atrás, acho que era algo considerado mais determinante.”
Cuidados paliativos para evitar o risco de Alzheimer
Na entrevista, Chris falou sobre a descoberta como uma bênção. Agora, de acordo com o ator, ele espera começar a tomar medidas para gerenciar os riscos, reforçar a saúde física e mental e talvez evitar o desenvolvimento do distúrbio pelo maior tempo possível.
“É tudo sobre controle do sono, do estresse, nutrição, movimento, condicionamento físico”, continuou, justificando que decidiu desacelerar porque o resultado do teste “realmente desencadeou algo internamente” nele.
Desse modo, o ator voltará para sua casa em Byron Bay, na Austrália, para passar mais tempo com a parceira, a atriz Elsa Pataky, e os três filhos.