O que Richarlison, ídolo da seleção brasileira, fez em nome da saúde
O Brasil venceu o primeiro jogo da Copa do Mundo contra a Sérvia com dois gols do atacante Richarlison de Andrade. Além de ter sido o craque da partida, o jogador passou a ser um dos assuntos mais comentados pelos brasileiros. Mas nem só o gol de voleio feito pelo atleta deixou os torcedores admirados. Na verdade, Richarlison vem dando diversas bolas dentro – mesmo fora do campo. Desde que iniciou sua carreira, ele mostrou ser um grande defensor da saúde e já participou de diversas iniciativas para ajudar a combater doenças e promover a vida.
Nas redes sociais, o “pombo”, como é chamado pelos fãs, já havia conquistado o público pelo seu carisma. De origem humilde, ele sempre fez questão de ajudar o próximo tanto por meio de sua influência como figura pública, quanto através de doações financeiras. No âmbito da saúde, já ajudou uma estudante a custear o tratamento do pai, doou oxigênio e teve uma participação efetiva durante a pandemia da Covid-19.
5 vezes que Richarlison atuou em nome da saúde
Embaixador do programa da USP
Em 2020, no início da pandemia de coronavírus, Richarlison se tornou o primeiro embaixador do programa da Universidade de São Paulo (USP), que tinha o intuito de desenvolver pesquisas sobre a Covid.
Assim, ele fez parte da campanha conhecida como “Tabelinha de craques”. Na época, compartilhou diversos posts nas redes sociais convocando outros jogadores e artistas para se juntarem à causa. Além disso, ele também leiloou uma de suas chuteiras e doou o valor arrecadado de R$6,5 mil para a Universidade.
“O coronavírus é um inimigo invisível e perigoso, mas ele tem nos mostrado os verdadeiros craques. Eles não calçam chuteiras, mas vestem a camisa do nosso time: médicos, cientistas e pesquisadores que arriscam suas vidas todos os dias”, declarou em um dos vídeos da campanha.
Richarlison ajudou a custear tratamento de paciente com Parkinson
Mas a atuação de Richarlison em nome da saúde começou antes mesmo de sequer sonharmos com o surgimento do coronavírus. Em 2017, ele ajudou a arrecadar dinheiro para o tratamento de um paciente com Parkinson. Pelas redes sociais, ele contactou Laryssa Nogueira e disse que poderia enviar uma camisa autografada para ajudar na arrecadação do valor necessário.
A estudante de medicina estava fazendo uma campanha para custear a cirurgia que seu pai, Edgar Ferreira de Souza, precisava fazer. Depois de a campanha ter alcançado a marca de R$ 280 mil de arrecadação, o procedimento foi realizado.
Instituto Padre Roberto Lettieri
O atacante destina 10% de seu salário para o Instituto Padre Roberto Lettieri. A casa abriga pacientes oncológicos que se tratam no Hospital do Amor, em Barretos. A ideia surgiu depois que uma pessoa próxima a ele recebeu o diagnóstico de câncer e passou a frequentar o lugar.
“Em 2017, uma das pessoas mais importantes da minha vida teve câncer e vi de perto sua luta para se curar e voltar a ter uma vida normal. A Geovana é tipo minha segunda mãe, é quem cuida de mim todos os dias e faz de tudo para que meus dias sejam os melhores possíveis”, contou em entrevista à ESPN.
Desde então, ele começou a ajudar o Instituto que recebe crianças em tratamento no hospital junto de seus acompanhantes.
Defensor das vacinas
Durante a campanha de vacinação contra Covid-19, Richarlison decidiu se posicionar nas redes sociais e incentivar os seguidores a irem aos postos – em nome da saúde individual e coletiva.
Além disso, em entrevista ao The Players Tribune, ele declarou: “Por favor, não deixe de tomar sua vacina! Senti que era necessário passar essa mensagem ao saber que muitas pessoas ainda não se vacinaram […] É verdade que nenhuma vacina tem 100% de eficácia, mas seus efeitos no controle da pandemia são inquestionáveis. Os dados não mentem”.
Richarlison doou oxigênio a Manaus
Em 2021, Manaus viveu uma crise quando os hospitais do estado ficaram sem cilindros de oxigênio. De acordo com investigações do Ministério Público e da Defensoria Pública, 60 pessoas morreram com a falta do suprimento.
Na época, diversos artistas e celebridades se mobilizaram para ajudar a região. Richarlison foi um deles. O jogador doou 10 cilindros de oxigênio para as unidades de Manaus.
Leia também: Entorse no tornozelo: o que é a lesão que tirou Neymar de campo?