Retatrutide: novo remédio para a obesidade reduz 24% do peso corporal

Saúde
27 de Junho, 2023
Retatrutide: novo remédio para a obesidade reduz 24% do peso corporal

Depois do sucesso do Ozempic, uma nova medicação experimental surge como tratamento da obesidade: a retatrutide. De acordo com informações divulgadas no The New England Journal of Medicine nesta segunda-feira (26), a medicação demonstrou alto potencial de emagrecimento, sendo que nos estudos clínicos, os pacientes perderam em média 24% do seu peso corporal em 48 semanas ao utilizar a droga. Saiba mais a seguir.

O que se sabe sobre a retatrutide

O efeito promissor da droga se deve a sua capacidade de simular a ação de três hormônios que podem diminuir o apetite e auxiliar na queima de calorias. Ela é composta de substâncias como GLP-1, hormônio que sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite, além de GIP e GCC.

Os primeiros ensaios clínicos sobre a efetividade da retatrutide já demonstram resultados animadores. Durante o estudo, os participantes submetidos à droga tinham o IMC – Índice de Massa Corporal, de 30 (que significa obesidade grau I), ou índice de 27 (sobrepeso), adicionado de outra condição associada à obesidade.

Ao final, os pesquisadores identificaram uma perda de 24% do peso corporal. Além disso, outros ganhos positivos foram notados, como a melhora nos níveis de açúcar no sangue, perfil lipídico e pressão arterial

Resultados promissores

A droga se mostrou capaz de modular o metabolismo, aumentar a sensação de saciedade e reduzir o apetite de forma significativa. Além disso, outro ponto que chamou a atenção da comunidade científica, a retatrutide demonstrou efeitos colaterais mínimos, resumidos a vômitos e náuseas, o que é essencial para uma medicação para perda de peso para garantir a saúde do paciente. 

Assim, os pesquisadores consideraram que o medicamento obteve uma eficácia alta, considerada rara se for comparada com outros estudos clínicos sobre obesidade.

Dessa forma, a nova droga pode representar um avanço importante no tratamento da obesidade, uma vez que oferece uma abordagem farmacológica complementar ao tratamento tradicional. Contudo, vale ressaltar que a abordagem multidisciplinar do tratamento contra a obesidade ainda se faz necessária. O que envolve a adoção de uma dieta equilibrada, exercícios físicos, acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida em geral. 

Referência: Jastreboff. Triple–Hormone-Receptor Agonist Retatrutide for Obesity — A Phase 2 Trial. Nejm 2023

Veja também: O que comer no frio para emagrecer

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante