Quanto tempo leva para ver os resultados da academia?

Bem-estar Movimento
15 de Fevereiro, 2023
Quanto tempo leva para ver os resultados da academia?

Se você começou recentemente a realizar atividades físicas, deve estar se perguntando: quanto tempo leva para ver os resultados da academia? Esse é um questionamento muito comum, já que implantar um novo hábito requer esforço e dedicação, logo, é normal esperar uma recompensa. 

No entanto, os benefícios de praticar atividade física são amplos e abrangem diversas áreas como saúde mental, prevenção de doenças, promoção de bem-estar e muito mais. Continue lendo e entenda. 

Veja também: Quanto tempo leva para ganhar massa muscular?

Resultados da academia 

De acordo com o educador físico Guilherme de Almeida, os resultados corporais são influenciados pela frequência semanal, correta manipulação das variáveis de treino e outros fatores de ordem biológica que variam entre cada pessoa. 

“De maneira geral, entre 6 e 8 semanas costuma ser o período em que mudanças físicas já ficam aparentes. Porém, quando falamos da força muscular, essa sim pode apresentar resultados mais rápidos, sendo observados bons aumentos antes de 4 semanas de treino para indivíduos sedentários”, aponta Guilherme. 

Vale reforçar que os benefícios da rotina de exercícios vão além dos resultados na forma física. Nesse sentido, Guilherme de Almeida aponta que já na primeira semana após começar a treinar, a disposição da pessoa já melhora significativamente. Outros benefícios são relacionados à prática, são eles:

  • Saúde mental: a atividade física melhora a capacidade cognitiva e também diminui os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para a saúde mental.
  • Doenças cardiovasculares: exercício aeróbio e o treino de força ajudam a reduzir os níveis de tensão arterial e de colesterol, portanto diminuindo as chances de doenças cardiovasculares.
  • Sono: a prática de atividade física ajuda a regular o metabolismo e com isso, também melhora o sono.

Além disso, em uma entrevista anterior à Vitat, Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, aponta que a atividade física está relacionada a funções cognitivas, que incluem memória, raciocínio, humor, autoestima e confiança. “Quem treina com frequência têm mais chances de dormir melhor, lidar com o estresse e ser produtivo em suas atividades no geral,” afirma o professor de educação física.

Frequência recomendada para ter bons resultados

A OMS – Organização Mundial de Saúde, recomenda que o tempo de atividade física por semana seja de cerca de 300 minutos. Portanto, de dividirmos essa meta em 7 dias, cada treino deveria ter em torno de 43 minutos. Se você não treina no final de semana, o cenário fica um pouco diferente, o volume acumulado é de 60 minutos por dia, de segunda à sexta. 

Contudo, de acordo com o educador físico, essa é uma meta ousada e talvez inatingível para muitos. “Começar com 30 minutos em dias alternados já é um bom ponto de partida para se criar o hábito e frequência”, afirma Guilherme. 

“Podem ser observados bons resultados começando com 2x por semana. Assim, não há uma frequência ideal para todos. Isso depende de diversos fatores como tempo disponível, objetivo a ser alcançado e histórico de saúde”, complementa.

Suplementação contribui com o aumento de resultados?

Ter uma alimentação balanceada é a principal fonte de proteínas, vitaminas e calorias para quem deseja ver resultados na academia. Porém, os suplementos podem preencher lacunas nutricionais especialmente em pessoas que não conseguem ter uma alimentação enriquecida. Portanto, nesse caso a suplementação pode contribuir com o aumento de resultados quando relacionada ao treino. 

No entanto, antes de ir encher o carrinho em lojas de suplementos, é necessário conversar com um nutricionista. Esse profissional poderá recomendar o uso e a quantidade necessária de suplementação através de avaliação específica da rotina alimentar e carências de cada indivíduo.

Fonte: Guilherme de Almeida e Leme, educador físico e gerente técnico da Bio Ritmo Academias e Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!