Respiração holotrópica: Conheça a prática e seus benefícios
Respirar é fundamental tanto para o corpo quanto para a mente. Por ser um ato automático, muitas pessoas acabam deixando de dar a devida importância. Mas, existem diversas técnicas que através do controle da respiração, traz benefícios poderosos, como a respiração holotrópica.
Desse modo, a respiração holotrópica é uma técnica de psicoterapia experimental que tem como objetivo aumentar o autoconhecimento e promover efeitos psicoterapêuticos.
O termo holotrópica tem origem grega e significa se mover em direção à totalidade. A técnica surgiu nos anos 1980 e foi criada pelo pesquisador e psiquiatra Tcheco Stanislav Grof, juntamente com sua esposa Christina Grof.
Leia também: Respiração consciente: Benefícios e como fazer
Assim, através da hiperventilação – respiração acelerada e intensa – é possível criar um estado de consciência expandido. Basicamente, o método combina respirações curtas e intensas seguidas de respirações longas e profundas.
Contudo, esse tipo de respiração pode causar efeitos adversos, como ataques de pânico e desmaios. Por isso, é importante ser realizada por um profissional e, na maioria das vezes, em grupo. Ainda, a metodologia não é recomendada para pessoas com pressão alta (hipertensão), problemas respiratórios, neurológicos ou distúrbios mentais.
Como funciona a respiração holotrópica
Para realizar a terapia holotrópica o terapeuta explica a técnica e descreve como é feita e quais são as precauções. Geralmente, as sessões costumam durar até quatro horas e devem ser feitas em um local silencioso e confortável.
Apó se deitar em um tapete, o profissional coloca músicas relaxantes para tocar, como tibetana, chinesa ou hindu. Dessa maneira, o praticante deve fechar os olhos e iniciar a respiração hiperventilação, respirando rapidamente durante a prática.
Quando a sessão for concluída, dependendo da abordagem do terapeuta, os praticantes são instruídos a pintar uma mandala ou criar um desenho que represente o que estão sentindo naquele momento.
Em seguida, ocorre uma reunião para os participantes compartilharem entre si os sentimentos e experiências.
Benefícios
O principal benefício da respiração holotrópica é atingir um estado de consciência expandido, o que gera o relaxamento e equilíbrio emocional.
Contudo, ainda não há evidências científicas de que o método realmente seja eficaz.