Como desenvolver resistência mental para corridas longas?

Bem-estar Equilíbrio Movimento
30 de Novembro, 2021
Como desenvolver resistência mental para corridas longas?

As corridas de longa distância exigem não só preparo físico dos corredores, como também preparo mental. Por isso, é fundamental desenvolver resistência mental.

Manter o foco em uma corrida não é uma tarefa fácil. Isso porque, muitas vezes, o nervosismo e o medo podem prejudicar o desempenho. Através da resistência mental, o atleta adota estratégias para manter o foco e relaxar. Assim, o treino torna-se ainda mais efetivo.

Veja abaixo dicas de como desenvolver essa habilidade:

Crie um ritual de conexão através da meditação

A meditação consiste em um conjunto de técnicas de concentração que tem como objetivo alcançar a plenitude mental e emocional. Dessa maneira, a prática traz muitos benefícios para o corpo e a mente.

Portanto, antes de iniciar a corrida, opte por respirar profundamente durante alguns minutos para se conectar com o seu corpo. Esqueça qualquer pensamento negativo que possa atrapalhar o seu desempenho e foque apenas na respiração, inspirando e expirando lentamente.

Leia mais em: Meditação: O que é, para que serve e como fazer a prática

Mantenha a concentração para ter resistência mental

Durante qualquer atividade física, é comum que o nosso pensamento vá longe. No entanto, quando não mantemos o foco no momento presente, o desempenho durante a corrida regride. Por exemplo, você pode descuidar da postura ou até mesmo tropeçar e torcer o pé. Busque estar atento aos seus passos e à sua respiração.

Converse com você mesmo

É isso mesmo! Por mais que pareça estranho, falar com você mesmo durante a corrida pode ajudar a aliviar a exaustão e aumentar a resistência, diz um estudo feito em 2014.

Mentalize o fim do treino ou da prova para ter resistência mental

A visualização é uma das melhores formas de desenvolver a resistência mental. Assim, pouco antes de iniciar a corrida, já imagine o final: você chegando em casa, comemorando a vitória com a sensação de cansaço, mas feliz.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente