Como desenvolver resistência mental para corridas longas?
As corridas de longa distância exigem não só preparo físico dos corredores, como também preparo mental. Por isso, é fundamental desenvolver resistência mental.
Manter o foco em uma corrida não é uma tarefa fácil. Isso porque, muitas vezes, o nervosismo e o medo podem prejudicar o desempenho. Através da resistência mental, o atleta adota estratégias para manter o foco e relaxar. Assim, o treino torna-se ainda mais efetivo.
Veja abaixo dicas de como desenvolver essa habilidade:
Crie um ritual de conexão através da meditação
A meditação consiste em um conjunto de técnicas de concentração que tem como objetivo alcançar a plenitude mental e emocional. Dessa maneira, a prática traz muitos benefícios para o corpo e a mente.
Portanto, antes de iniciar a corrida, opte por respirar profundamente durante alguns minutos para se conectar com o seu corpo. Esqueça qualquer pensamento negativo que possa atrapalhar o seu desempenho e foque apenas na respiração, inspirando e expirando lentamente.
Leia mais em: Meditação: O que é, para que serve e como fazer a prática
Mantenha a concentração para ter resistência mental
Durante qualquer atividade física, é comum que o nosso pensamento vá longe. No entanto, quando não mantemos o foco no momento presente, o desempenho durante a corrida regride. Por exemplo, você pode descuidar da postura ou até mesmo tropeçar e torcer o pé. Busque estar atento aos seus passos e à sua respiração.
Converse com você mesmo
É isso mesmo! Por mais que pareça estranho, falar com você mesmo durante a corrida pode ajudar a aliviar a exaustão e aumentar a resistência, diz um estudo feito em 2014.
Mentalize o fim do treino ou da prova para ter resistência mental
A visualização é uma das melhores formas de desenvolver a resistência mental. Assim, pouco antes de iniciar a corrida, já imagine o final: você chegando em casa, comemorando a vitória com a sensação de cansaço, mas feliz.