Como fazer o seu relacionamento melhorar durante a quarentena
Estamos em quarentena devido a pandemia do novo coronavírus. O impacto do isolamento social está afetando a vida de muitas pessoas – e também o relacionamento amoroso.
Em tempos como esse, é comum ficar mais ansioso, entediado ou com medo. Afinal, não existe uma data certa para tudo voltar ao normal. Assim, chega um momento em que estar junto durante o dia todo é estressante para qualquer casal.
Portanto, se você deseja manter um bom relacionamento com seu parceiro durante a quarentena, saiba que existem maneiras de contornar o estresse.
Veja o isolamento como uma oportunidade de se aproximar
Embora você possa não ter mais o desejo intenso de ser inseparável neste momento do seu relacionamento, ainda pode vê-lo como uma oportunidade de se (re)aproximar.
Vocês terão tempo de sobra para conversar e se conhecer em um nível mais profundo. Além disso, aproveitar para conversar sobre outras coisas que não o coronavírus. Discuta seus objetivos futuros e todas as lições que aprendeu ao ficar em quarentena.
Ajudar o outro a lidar com as emoções
A quarentena está provocando muita emoção. Você pode encontrar-se rindo em um minuto e chorando pouco tempo depois. Isso é normal do ser humano quando acontece uma situação estressante e desconhecida como a quarentena.
Leia mais em: Como ser uma boa companhia durante a quarentena
Dito isso, é importante ajudar um ao outro nesse período. Assim, em vez de minimizar os sentimentos do seu parceiro, diga coisas como: “Eu sei que essa é uma situação assustadora”. O fato de saber que você está ouvindo pode proporcionar uma grande sensação de alívio ao seu parceiro.
Concentre-se em ser gentil e respeitoso
Estabeleça como objetivo tratar o seu parceiro com gentileza. Peça desculpas quando for indelicado e perdoe seu parceiro por ser rude às vezes também.
Lembre-se de que, embora não haja muitas coisas que você possa controlar quando estiver em quarentena, algo que pode ser controlado é como trata as pessoas.
Pratique habilidades de enfrentamento saudáveis
Ao estar em quarentena, você não terá acesso a muitas habilidades de enfrentamento que está acostumado normalmente – como caminhar pela vizinhança, dar um passeio ou sair para comer. Consequentemente, você pode se sentir um pouco impotente quando se trata de gerenciar seu humor.
Mas a boa notícia é que existem estratégias simples para recorrer, mesmo estando em quarentena. Como por exemplo meditação, yoga, exercícios respiratórios, desenhos, ouvir música, ler um livro ou apenas passear pela sala podem diminuir o estresse e ajudá-lo a se sentir melhor.
Leia também: O poder da afirmação para a saúde mental na pandemia