Regra 52-17 para ser mais produtivo no trabalho

13 de janeiro, 2022

Ser mais produtivo — principalmente durante o home office — é uma tarefa um tanto quanto difícil. Pelo fato de estarmos em casa, a produtividade pode ser drasticamente afetada. Além disso, as oito horas de trabalho acabam virando até mesmo 12 horas em dias muito atarefados. Assim, uma forma de lidar com isso é através da regra 52-17. 

Ter pausas no trabalho é essencial não só para ser mais produtivo. Mas também para evitar a exaustão e o que chamamos de Síndrome de Burnout, na qual o indivíduo entra em colapso físico e mental por causa do acúmulo de funções e responsabilidades que, ao longo do tempo, causam consequências para a saúde.

Leia também: Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa

Entenda a regra 52-17

De acordo com uma pesquisa, longos períodos de trabalho podem trazer prejuízos. O ideal é saber dividir o seu tempo e organizar as suas tarefas.

O estudo foi conduzido pela pela Draugiem Group, organização que reúne várias startups. Dessa forma, os pesquisadores descobriram que as pessoas que fazem pausas durante o período de trabalho são mais produtivas em relação às que trabalham direto. 

Por isso, eles sugeriram a regra 52-17, que significa trabalhar com máxima dedicação por 52 minutos e descansar 17 minutos.

“Não é que a rotina de trabalho de oito horas esteja obsoleta, mas ela simplesmente mudou para um modelo de horas mais flexíveis”, explica o diretor executivo do Draugiem Group à BBC Artis Rozentals. “Um conselho para as pessoas é que parem para reparar como é seu rendimento diário e repensem como usar seu tempo”, completou.

Dicas para ser mais produtivo no trabalho além da regra 52-17

Além da técnica citada, outras dicas podem ajudar na sua produtividade, veja abaixo:

Aumente a sua confiança 

Antes de mais nada, é essencial trabalhar a sua confiança para ter mais produtividade. Sendo assim, uma ótima forma de fazer isso é aprender algo novo todos os dias. Mas lembre-se de ir aos poucos, para não haver uma sobrecarga de informações e sua energia cair ainda mais. 

Entenda seus níveis de energia 

Cada um tem um ritmo de trabalho diferente. Algumas pessoas têm mais energia pela manhã, enquanto outras, no período da noite. Para descobrir em que momento do dia a sua energia cai, tente configurar um alarme a cada hora e observe o que você está fazendo, como está sua energia e o que pode tê-la afetado.

Cuide do corpo e da mente

Cuidar da saúde mental e física é essencial por diversos motivos. Para manter a produtividade não é diferente, pois fatores externos podem prejudicar o desempenho.

Portanto, ter uma alimentação balanceada, se exercitar e realizar atividades que mantenham o bem-estar, como yoga e meditação, é fundamental para ser mais produtivo. Além disso, durante o trabalho, faça intervalos para se alongar e respirar um pouco.

Referência: BBC NEWS.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Repórter