Como reduzir a flacidez nas coxas
Não tem jeito: com o passar do tempo, as fibras de colágeno que sustentam a pele perdem a firmeza e o corpo todo ganha aquele aspecto “amolecido”. Ou seja, o que chamamos de flacidez. Assim, a gravidez ou o ganho de peso seguido por emagrecimento repentinos (o famoso efeito iô-iô) também podem causar esse estiramento da pele, deixando-a flácida. Mas, um dos locais que a flacidez mais se apresenta é na coxa. A seguir, vamos entender como reduzir a flacidez nas coxas.
Quais os melhores tratamentos para reduzir a flacidez nas coxas?
A dermatologista Maria Paula Del Nero, da Clínica Healthy, em São Paulo (SP), indica as radiofrequências do tipo microagulhada, bipolar ou monopolar. Assim como o ultrassom microfocado e o Cool Waves. Contudo, todos estes tratamentos são feitos com aparelhos que, por meio de diferentes tecnologias, contraem as fibras de colágeno, o que, por suas vez, estimula a produção de novas fibras.
Em casa, para complementar os tratamentos acima, o ideal é o uso do colágeno oral associado ao silício orgânico e antioxidantes. Além disso, cremes hidratam a região e mantêm a pele saudável.
Lifting de coxas
Para casos em que os tratamentos estéticos, exercícios e alimentação não dão resultado, existe a cruroplastia, ou lifting de coxas. É uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar, com anestesia.
Por meio de uma incisão próxima à virilha, interior das coxas ou parte inferior dos glúteos, o médico faz, primeiro, uma lipoaspiração para remover o excesso de gordura da região. Em seguida, ele retira o excesso de pele da perna, firma e estica os tecidos da área, tonificando a região.
“Assim, a cirurgia é procurada por pacientes que, recentemente, fizeram outros procedimentos cirúrgicos. Como a bariátrica ou a lipoaspiração, e para aqueles que tiveram uma perda significativa de peso”, comenta o cirurgião plástico Hugo Sabath, da Clínica Sabath, em São Paulo (SP).
Exercícios físicos funcionam para reduzir a flacidez nas coxas?
Embora não interfiram na flacidez da pele, eles são fundamentais para tratar a perda de tônus muscular e, dessa forma, ajudar a manter as coxas torneadas.
A seguir, a personal trainer Vanessa Branco, da academia Bodytech JK Iguatemi ensina 3 exercícios fáceis de fazer e trabalham os músculos do quadríceps, os isquiotibiais e os glúteos. Assim, para cada um, faça quatro séries de 10 a 12 repetições.
Leia também: Agachamento com salto: Como fazer e erros comuns
Melhores movimentos
- Agachamento: em pé, com os pés paralelos na largura do quadril e os braços estendidos à frente na altura dos ombros, flexione os joelhos projetando o quadril para trás e para baixo como se fosse sentar em uma cadeira. Desça até a linha dos joelhos e retorne à posição inicial.
- Afundo: em pé, com os pés afastados na largura do quadril, dê um passo à frente com apenas um dos pés. Mas, mantenha o pé de trás apoiado na ponta dos dedos. Nessa posição, com o tronco ereto e abdômen acionando, desça flexionando os joelhos até o joelho de trás se aproximar do chão, e suba novamente.
- Agachamento búlgaro: com o auxílio de um apoio (pode ser um banco, cadeira ou um degrau não muito alto), posicione-se de pé e de costas para o apoio. Com os pés paralelos na largura do quadril. Em seguida, coloque somente o peito do pé direito no apoio. Assim, a distância da perna à frente deve ser ajustada de modo que o joelho da perna de trás fique ligeiramente atrás do tronco. Nesta posição, com o tronco ereto, olhar à frente e abdômen acionado, flexione o joelho da perna da frente descendo até aproximar o joelho de trás no chão e volte, dando bastante ênfase na força da perna que está à frente. Por fim, repita com a outra perna.
Fontes: Maria Paula Del Nero, dermatologista da Clínica Healthy.
Hugo Sabath, cirurgião plástico da Clínica Sabath e Vanessa Branco, personal trainer da academia Bodytech JK Iguatemi, todos em São Paulo (SP).