Recomposição corporal: Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo

Bem-estar Movimento
18 de Agosto, 2020
Recomposição corporal:  Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo

Se você está tentando perder peso, talvez esteja optando por abordagens que focam apenas em queimar as calorias e diminuir os números na balança, ao invés de ganhar músculos. Mas você sabia que com a recomposição corporal é possível perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo?

A recomposição corporal é um programa para a perda de peso que também enfatiza o ganho de músculos. O objetivo é concentrar-se na composição corporal – que se refere à quantidade de gordura em comparação aos músculos, ossos e água que o corpo contém – e não só no peso.

O método muda a composição corporal reduzindo o percentual de gordura corporal, enquanto seu peso permanece o mesmo. Assim, a abordagem também pode ajudar a aumentar a força e a quantidade de calorias que você queima. 

Em outras palavras, a recomposição corporal consiste em um estilo de vida, onde as pessoas focam no treinamento de força e numa dieta rica em proteínas. No geral, os resultados são avaliados por meio de medidas de circunferência ou fotos comparando o antes e depois.

Ter uma dieta rica em proteínas é a melhor opção para construir músculos. Isso porque diversos estudos mostram que ingerir proteínas é necessário para promover o crescimento muscular.

Treinamento de força para ganhar massa magra

Além de incluir proteínas em sua dieta, a melhor maneira de ganhar massa magra é incorporando exercícios de treinamento de força à rotina.

O treino de força consiste em exercícios de resistência para construir força e massa muscular. O levantamento de pesos e o treino HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) são exemplos. 

Leia mais em: HIIT: Como fazer o exercício sem sair de casa

De acordo com estudos, se o treinamento de resistência for praticado duas vezes por semana, será mais eficaz em maximizar o crescimento muscular do que apenas uma vez por semana.

Opte por combinar exercícios de treinamento de força como agachamento, supino, flexões e outros exercícios de fortalecimento muscular. Faça de dois a três dias por semana ao lado de um a dois dias por semana de treinamento intervalado (HIIT).

Ademais, ter um sono regulado também é essencial, pois caso contrário você não irá perder gordura e nem construir músculos com tanta eficiência.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente