Raio X panorâmico odontológico: o que é e para que serve
O raio X panorâmico odontológico é uma radiografia utilizada pelos cirurgiões dentistas que tem como objetivo mostrar possíveis problemas na região de toda a maxila e da mandíbula.
De acordo com André Roque, cirurgião dentista, clínico geral e harmonização orofacial, a radiografia panorâmica pode ajudar a identificar cáries, lesões periapicais, problemas na gengiva e até tumores de níveis ósseos. No entanto, o exame não é o suficiente para fechar um diagnóstico, já que há muita sobreposição e as imagens não são muito nítidas. Uma avaliação clínica e outros exames podem ser necessários para a avaliação.
Assim, uma das grandes vantagens desse raio X é a sua grande cobertura. “Mais estruturas anatômicas podem ser visualizadas em um filme panorâmico do que em uma série radiográfica dentro da boca. Além disso, lesões e condições dos maxilares que não podem ser vistas nos filmes intrabucais podem ser detectadas em uma radiografia panorâmica”, afirma o especialista.
Dessa forma, a exposição de uma radiografia panorâmica é relativamente simples. Ou seja, não causa desconforto no paciente e requer uma quantidade mínima de tempo e treinamento ao radiologista odontológico.
Também vale lembrar que uma radiografia panorâmica resulta em mínima exposição à radiação para o paciente.
Como é feito o Raio X panorâmico odontológico?
Primeiro, o paciente deve ficar de pé ou sentado e sem se mexer, dependendo do tipo de equipamento de raio X panorâmico usado. Na radiografia panorâmica, o filme e o cabeçote movem-se em torno do paciente. Em seguida, o tubo de raio X gira em volta da cabeça do paciente em uma direção enquanto o filme gira na direção oposta.
Quanto custa?
Os preços deste exame costumam variar entre R$ 100 a R$ 270.
Leia também: Escova de dente: 4 dicas para escolher a melhor
Fonte: André Roque, cirurgião dentista, clínico geral e harmonização orofacial.