Após três cirurgias, Rafa Brites busca “inspirar mulheres a viverem melhor”

Saúde
23 de Novembro, 2022
Após três cirurgias, Rafa Brites busca “inspirar mulheres a viverem melhor”

A apresentadora Rafa Brites fez um desabafo nas redes sociais logo após passar por três cirurgias no mesmo dia. No Instagram, Rafa disse que está bem e que tem um compromisso nas redes sociais de falar mais sobre saúde da mulher.

“Estou me recuperando de uma cirurgia. Três, na verdade. (…) tenho um compromisso e uma tradição aqui nas redes de falar sobre pautas veladas, trazer a minha experiência para inspirar mulheres a viverem melhor. Retirei a vesícula, hemorroidas e uma hérnia umbilical“, contou a apresentadora.

De acordo com Rafa, as cirurgias duraram 3 horas e ela foi submetida à anestesia geral. “As pedras que eu tinha eram muito pequenas e corria o risco de migrarem e eu ter uma pancreatite e ter que operar às pressas. (Não pode ir pra viagens em lugares remotos). Andava com muito enjoo também. As hemorroidas tive a primeira vez depois de 20 horas de trabalho de parto do Rocco, mas logo depois recuperei, agora com a gravidez do Leon não teve jeito”, explicou.

Leia mais: Exames ginecológicos: afinal, quais são os principais que toda mulher deve fazer?

Após três cirurgias, Rafa Brites faz alerta para mulheres

A ex-repórter do programa Mais Você, da TV Globo, fez alertas importantes sobre a saúde feminina. “Ficava nessa, crise, remédio, melhorava. Mas bastava fazer muito esforço, ficar de salto, em pé, longas caminhadas… voltava. Todo mundo diz que é uma das piores dores a pós, eita! A hérnia, como foi feita a laparoscopia, já tirei. Nesse meio tempo que fui comentando com amigas o que ia fazer, fiquei chocada com quantas mulheres sofrem com esses problemas, e outros no pós-parto, como de escape de xixi, dores na relação sexual, candidíase etc.”, comentou.

“O que mais me chamou atenção é que [muitas mulheres] sofrem caladas. Não comentam com as próprias amigas. Então vim aqui ser a sua amiga que comenta, e depois vou falar como que fiquei. Por hora quero encorajar a todas cuidarem da saúde, bem-estar, fazerem exames preventivos (eu descobri as pedras assim)”, aconselhou.

rafa brites três cirurgias

Check up: afinal, quais exames fazer anualmente?

Os principais exames que devem ser realizados anualmente são:

  • Hemograma
  • Exame de urina
  • Colesterol
  • Exame de triglicérides
  • Glicose
  • Eletrocardiograma
  • Exames para avaliar rins, fígado e tireoide

Dessa forma, a partir desses exames, é possível identificar doenças em fase inicial ou até mesmo diagnosticar predisposição para problemas de saúde e, assim, tomar medidas para evitar complicações ou até mesmo conseguir a cura.

Por fim, os check ups anuais devem ser feitos a partir dos 40 anos, pois é nessa idade em que o risco de surgimento de doenças cardiovasculares, oncológicas e endócrinas aumentam. Porém, não há uma regra: cada paciente precisa de avaliação individual. O ideal é marcar uma consulta com um clínico geral, para que, a partir da primeira avaliação, o encaminhe para outros especialistas, caso seja necessário.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança

Efeitos da vacina de Covid
Saúde

Efeitos da vacina da Covid: primeiro grande estudo mostra resultados

Segundo estudo, os efeitos da vacina são menores do que a infecção pela doença

disuria
Saúde

Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar

O sintoma, popularmente chamado de dor ao urinar, pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal