Queilite: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Saúde
05 de Abril, 2022
Queilite: O que é, sintomas, tratamentos e causas

A queilite é uma inflamação nos lábios que causa alteração estética e funcional nessa região, bem como dor no local. Além desses sintomas, é comum inchaço e ressecamento nos lábios, vermelhidão na boca, entre outros. Veja agora quais são os tipos, causas, tratamentos e mais detalhes sobre a doença. 

Leia mais em: tempo seco: Dicas para evitar lesões nos lábios e na pele

Tipos de queilite 

De acordo com a Dra. Carolina Pellegrini, dermatologista do Hospital Santa Catarina, existem vários tipos de queilite. Veja abaixo quais são os mais comuns:

  • Queilite angular: também chamada de “boqueira”, é o tipo mais comum. Desse modo, afeta os cantinhos da boca, causando ressecamento e descamação no local; 
  • Queilite actínica: requer mais atenção, uma vez que suas lesões podem evoluir para um câncer de boca. É comum em homens acima dos 40 anos e causada, em grande parte dos casos, por exposição excessiva ao sol, sem a devida proteção; 
  • Queilite de contato: surgem pelo contato com substâncias químicas que causam irritação e podem machucar os lábios. Por exemplo: batons, pastas de dente e certos enxaguantes bucais com componentes irritantes em sua fórmula, como o álcool; 
  • Queilite esfoliativa: é relativamente comum e afeta mais pacientes jovens e crianças do sexo feminino. Ela é caracterizada por uma descamação contínua da pele dos lábios. 

Leia mais em: Afinal, o que a aparência dos lábios pode mostrar sobre sua saúde?

Causas mais comuns 

Existem diversos motivos pelos quais ocorre a queilite. É possível destacar, por exemplo, o desgaste excessivo dos dentes ou próteses dentárias que não fazem a separação correta das mandíbulas, gerando dobras cutâneas nos cantos da boca nas quais há concentração de saliva. 

A Candida spp (ou algumas vezes Staphylococcus aureus) e a ausência de ferro e do complexo de vitamina B, especialmente riboflavina e cobalamina, também são responsáveis por causar queilite. 

Além disso, profissionais da saúde ainda relatam que a doença pode ter outras causas, como a atrofia actínica. Trata-se de um dano solar que é responsável por causar atrofia e adelgaçamento da mucosa com lesões. As causas menos comuns são a glandular, a queilite granulomatosa e a queilite plasmocitária. 

Quais são os sintomas mais comuns da queilite? 

A dermatologista lista quais são os sintomas mais comuns: 

  • Inchaço e ressecamento dos lábios; 
  • Vermelhidão na boca;
  • Descamação da pele; 
  • Mudança na coloração dos lábios, que podem ficar mais esbranquiçados, por exemplo; 
  • Feridas.

Além disso, é importante ressaltar que cada tipo de queilite costuma fazer com que o paciente apresente sintomas específicos. Por isso, é importante consultar seu médico. 

Como é o tratamento de queilite? 

A princípio, o tratamento dependerá do tipo de queilite e dos sintomas que foram relatados. Dessa forma, em alguns casos, apenas fazer o uso correto de hidratantes é considerado um bom caminho para auxiliar na recuperação da aparência dos lábios. 

Para outras pessoas, o médico pode interromper o uso de qualquer tipo de produtos nos lábios. A dermatologista Carolina Pellegrini, da Rede de Hospitais São Camilo, explica que esse comportamento ajuda na recuperação do próprio organismo. A profissional destaca ainda que alguns tratamentos de queilite podem envolver também o uso de procedimentos a laser ou a raspagem total da camada superficial dos lábios.

Fontes: Dra. Carolina Pellegrini, dermatologista do Hospital Santa Catarina; Dra. Silvana Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo SP – CRM 83078 SP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros